A comunicação é essencial para diversas atividades do nosso dia a dia, especialmente nas empresas, nas quais a lista dos meios de comunicação utilizados pelos colaboradores é interminável e influencia diretamente nos resultados da corporação. Assim, não é incomum que as empresas estejam sempre em busca de novas soluções em comunicação, capazes de reduzir custos, aumentar receitas e melhorar a produtividade. Com o surgimento de tecnologias de Comunicação Unificada no mercado, que oferecem aos usuários uma única plataforma para acessar todas as ferramentas de quaisquer dispositivos, muitas empresas começaram a simplificar a gestão de seus canais de comunicação, reduzindo a complexidade, aumentando a eficiência e garantindo a segurança da informação em suas comunicações.
Segundo especialistas, gerenciar separadamente cada meio de comunicação é ineficiente e pode gerar conflitos, e através da comunicação unificada, os colaboradores podem ouvir mensagens de voz, responder e-mails, trocar mensagens via chat e participar de vídeo conferências a partir de uma única aplicação, seja no escritório ou fora dele, o que facilita a rotina e evita divergências. Com tamanha eficiência, o mercado global de comunicações unificadas irá movimentar US$ 96 bilhões em 2023 de acordo com pesquisa da Global Market Insights. A empresa ainda afirma que o setor será alavancado pelas soluções hospedadas em cloud computing, segmento que saltou dos US$ 14 bilhões de receita em 2015 para US$ 49 bilhões até 2023. A tendência é que ao menos a metade das empresas que já utilizam soluções de comunicação unificada mudem seus sistemas para o modelo de UCaaS (UC as a Service) até 2020.
Mesmo com o crescimento da comunicação unificada, algumas empresas ainda possuem dúvidas sobre quais os benefícios efetivos deste tipo de investimento, para ajudar, separamos alguns deles, confira!
Redução de custos
Implementar uma estratégia de comunicação unificada requer planejamento e investimentos em novos equipamentos, manutenção e pessoal, porém a redução de custos de gestão, bem como das despesas com serviços de telefonia, videoconferência, etc. garante um retorno rápido sobre o investimento. Além de que a comunicação unificada como serviço é escalável, ou seja, o número e o perfil dos usuários podem ser aumentados ou reduzidos de acordo com a necessidade da empresa. Assim, os custos irão depender da quantidade de usuários, recursos exigidos pela empresa, entre outras demandas personalizáveis.
Facilidade de gestão
A principal característica da comunicação unificada é a gestão de todos os meios através de uma única interface. Assim, os responsáveis por esse serviço podem monitorar os mais diversos sistemas com facilidade, simplicidade e rapidez. Da mesma forma, uma vez que todas as comunicações serão executadas através da Internet, você não terá que diagnosticar e distinguir entre problemas de uma rede de dados ou telefone, ou se preocupar com equipamentos de telefonia ultrapassados.
Produtividade
Acessar todas as mensagens em uma única caixa de entrada deve ser o sonho de diversos colaboradores de grandes empresas. Ter que abrir diversos aplicativos, programas e navegadores para conferir se recebeu alguma solicitação ou informação é um desgaste desnecessário atualmente nas empresas. Com um sistema eficiente de comunicação unificada é possível o acesso e a todos os meios de comunicação disponíveis na tela de qualquer dispositivo conectado a internet, evitando o gasto de tempo e energia com a conferência de cada meio.
Segurança
Garantir a segurança dos dados das empresas com diversos meios de comunicação isolados é algo complicado. Com a comunicação unificada é possível configurar uma única solução de segurança para proteger todos os arquivos e informações, essa solução, além de prática e segura, representa menores custos para as empresas.
Armazenamento de dados
Dentro de uma empresa ter os registros de e-mails, mensagens instantâneas, ligações e outras formas de comunicação não é só questão de organização, mas também de documentação de todas as negociações e acordos realizados. Um dos inúmeros benefícios de optar por pela comunicação unificada é possibilidade de armazenar e fazer backup de dados de uma só vez, facilitando o trabalho dos gestores de TI e também a procura por dados específicos.
De acordo com a Olitel , empresa integradora de Telecomunicação, a implementação de comunicações unificadas exige pesquisa, planejamento, esforço e treinamento. “Os avanços na integração de dados e sistemas de voz, bem como de interfaces de gerenciamento, torna a comunicação unificada cada vez mais atraente. Bem implementada, esta tecnologia pode gerar grandes resultados. Existem diversos fornecedores atuando nessa área, como a Avaya , Microsoft, Broadsoft e operadoras de telefonia , com certeza algum desses sistemas se encaixa perfeitamente na necessidade da empresa”, explica.
Website: http://www.olitel.com.br/