Certificação ISO 14001: o que é e para que serve

Cada ano que passa nós ouvimos falar mais sobre a importância da preservação do meio ambiente, da sustentabilidade, reciclagem, educação ambiental dentre outros termos ligados a gestão ambiental. Por isso, você precisa conhecer a ISO 14001.

0
560
SB post

Cada ano que passa nós ouvimos falar mais sobre a importância da preservação do meio ambiente, da sustentabilidade, reciclagem, educação ambiental dentre outros termos ligados a gestão ambiental.

Tendo como base esse pensamento ambiental, as indústrias deverão planejar adequadamente essas ações visando a prevenção e controle dos impactos ambientais significativos, a gestão eficaz dos seus riscos e a melhoria do desempenho ambiental e da produtividade. Outro aspecto importante a ser observado é a avaliação e monitoramento das conformidades visando o atendimento aos requisitos legais aplicáveis a organização.

Como é que a Certificação ISO 14001 pode ajudar as organizações a atingir os resultados descritos acima? Vejamos.

O que é a ISO 14001?

A Norma ABNT ISO 14001 tem como objetivo principal especificar os requisitos para a implementação de um sistema de gestão ambiental possibilitando que todas as organizações, independentemente do seu porte, desenvolvam práticas sustentáveis em seus negócios: produtos e serviços.

Não posso deixar de citar a definição atualmente aceita, idealizada pela Comissão de Brundtland em 1987, que define desenvolvimento sustentável como processo que:

“Satisfaz as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades”.

Entendemos, desta forma, que para uma organização ter ações sustentáveis, a mesma deve estar seriamente preocupada em como a suas ações irão impactar o meio ambiente e interferir nas condições de vida para as gerações atuais e as futuras. Apesar do relatório da comissão ter sido escrito há quase 30 anos atrás, muitas organizações atualmente ainda deixam a desejar no aspecto gerenciamento ambiental não se preocupando como suas ações podem impactar adversamente o meio ambiente (ar, solo e água).

Quais são os objetivos da ISO 14001?

O objetivo principal da ISO 14001 é possibilitar que as organizações atendam as suas necessidades socioeconômicas em equilíbrio com a proteção do meio ambiente.

Entendendo o desempenho ambiental para indústrias

Gostaria de destacar nos pontos objetivos da ISO 14001 delineados acima, aquele que aborda sobre controle dos serviços e produtos. Já é sabido pela maioria que o ciclo de vida de um produto é a história completa desse produto. Porém, quando se tem como foco o desempenho ambiental, as fases que serão acompanhadas deverão ser mais profundas, envolvendo as fases de concepção, fabricação, comercialização e chegando até destinação final. Desde a fase do projeto, em seu escopo inicial, passando pela fabricação, distribuição e descarte dos mesmos, a indústria deve se preocupar com a perspectiva de ciclo de vida com foco na prevenção dos impactos ambientais.

Gestão de processos

Quando a indústria implementa um sistema de gestão ambiental, ela demonstra ter essa mentalidade sustentável, que a nova norma ISO 14001 de 2015 engloba na chamada “mentalidade de riscos e oportunidades”. Analisam-se os riscos que aquele serviço ou produto poderá trazer para os consumidores e meio ambiente, incluindo formas seguras de se realizar o seu descarte. Analisam-se as oportunidades quando o ciclo de vida deste produto é fechado também chamado de logística reversa, ou seja, em sua destinação final os resíduos gerados retornam como matéria prima secundária em novos produtos. Por exemplo: a organização prolata de reciclagem, criada por empresas de produção de embalagens de aço, tem como um de seus principais objetivos receber as embalagens usadas e retorná-las para utilização como parte da matéria prima para a produção de novas embalagens de aço.

Resultados do investimento na sustentabilidade

Através dessa concepção ambientalmente correta, delineada pela ISO 14001, é que as indústrias conseguirão melhorar seu desempenho ambiental, evitando multas desnecessárias pelos órgãos fiscalizados ambientais, melhorarão a sua imagem perante o mercado e consumidores e conciliarão preservação com produtividade, pois alcançarão benefícios financeiros e operacionais resultante da utilização de alternativas ambientais. A competitividade entre as organizações envolve vários fatores, como a qualidade dos produtos e da prestação de serviços, os custos envolvidos na produção, a imagem perante o mercado, dentre outros aspectos, no entanto, é fato que os benefícios resultantes do sistema de gestão ambiental, através da ISO 14001, irão otimizar esses fatores e ajudarão as organizações obter e solidificar sua vantagem competitiva.

Veja na integra: https://www.nomus.com.br/blog-industrial/2016/03/certificacao-iso-14001-o-que-e-para-que-serve/

Website: https://www.nomus.com.br/blog-industrial/2016/03/certificacao-iso-14001-o-que-e-para-que-serve/

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome