Bistrô da Enoteca: da crise à renovação

Como um casal de sommeliers, agora restaurateurs, transformou, em apenas 2 anos, uma enoteca prestes a fechar as portas em um charmoso bistrô, com faturamento que ultrapassa R$ 1 milhão, case de sucesso na região do ABC

0
487
SB post

“Reformamos o espaço, mudamos o nome para “Bistrô da Enoteca” e buscamos mais conhecimentos para a administração do novo negócio”, contam Marcelo e Rosana

O casal de sommeliers Marcelo Rosa e Rosana Ferreira abriu uma enoteca na avenida mais badalada de São Bernardo do Campo, expandiu o negócio para três lojas em shoppings da região e lançou um e-commerce nos primeiros quatro anos do negócio. Com a chegada da crise, em 2015, o casal teve a mesma habilidade que alavancou a loja de vinhos para repensar o negócio e transformá-lo num charmoso bistrô rentável, que hoje fatura cerca de R$ 1 milhão.

A trajetória do negócio começou em 2011, com a inauguração da enoteca “O Melhor Vinho do Mundo”. Na época, o local se firmou como um diferencial em São Bernardo do Campo, onde era possível encontrar muitos rótulos ainda não disponíveis para os enófilos da região, além de um pequeno wine bar, shows de jazz e blues, cursos e degustações.

A enoteca ganhou reconhecimento do público amante de vinho pela carta diferenciada, atendimento especializado e ambiente que lembrava as pequenas enotecas da Europa. O crescimento foi natural, tanto que vieram mais três lojas pop-up, um e-commerce e a realização de três grandes feiras de vinho, a Expovinho ABC.

Com a crise, que tirou o vinho de muitas mesas, o negócio estava prestes a fechar as portas. Foi quando Marcelo Rosa decidiu repensar o formato e transformá-lo em um charmoso bistrô, mas ainda com o DNA de enoteca. A ajuda de investidores, consultoria de um chef e diversas pesquisas de mercado nos melhores restaurantes e bistrôs de São Paulo foram fundamentais e, em dezembro de 2015, o bistrô começou sua operação.

Um ano depois os proprietários reformaram o espaço, mudaram o nome para “Bistrô da Enoteca” e buscaram mais conhecimentos para a administração do novo negócio, com a participação em cursos, como o de Gestão de Restaurantes (Restaurateur), no Instituto de Negócios da Gastronomia (ING), em São Paulo. O sucesso veio rápido, já que a região apresenta poucas opções com esse estilo de gastronomia e uma carta de vinhos a preço justo.

Hoje o cardápio tem a gastronomia inspirada na França e Itália, com preços atraentes que variam entre R$ 43 (Nhoque Artesanal com Ragu de Ossobuco) e R$ 85 (Carré de Cordeiro Uruguaio e Aligot). O carro-chefe é uma criação do restaurateur Marcelo Rosa, o Parmegiana Invertido (R$ 58), uma releitura de um clássico que caiu no gosto de seus clientes. A carta de vinhos, com cerca de 75 rótulos, como os clássicos da vinícola Catena Zapata e rótulos garimpados pelo sommelier, podem ser consumidos no bistrô a preço de loja, e o cliente tem desconto extra para levar seus vinhos preferidos para casa.

As estratégias implantadas pelo restaurateur e sua mulher fizeram com que uma loja de vinhos prestes a fechar se tornasse em um bistrô de sucesso na região do ABC paulista. As novidades para 2018 incluem uma carta de drinques clássicos, programação de jantares harmonizados, feira gastronômica, cursos e degustações. O “Bistrô da Enoteca” é um bom motivo para visitar São Bernardo do Campo.

BISTRÔ DA ENOTECA
Av. Kennedy, 38, Jardim do Mar, São Bernardo do Campo – SP
Tel. (11) 2833-2883
Facebook: @bistrodaenoteca.sbc
Instagram: @bistro.da.enoteca.sbc

Horário: almoço de terça a domingo, das 12h às 15h
(sábado e domingo até as 16h)
Jantar: de terça a sábado das 19h às 23 h (terça e quarta até as 22h)
Estacionamento: manobrista no local a partir das 19h

Website: http://www.bistrodaenoteca.com.br

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome