BaroScan: empresa brasileira cria sistema exclusivo de baropodometria

Produto foi lançado este ano pela HS Technology e é o único com registros na Anvisa e Inmetro; solução será apresentada na Hospitalar 2018

0
898
SB post

A baropodometria – exame que avalia as pressões plantares durante a marcha e determina o centro de pressão durante a caminhada, é um exame já bastante conhecido dos profissionais da saúde que trabalham a parte postural do corpo humano, como fisioterapeutas e ortopedistas. Entre outras funções, o exame avalia a pisada, a marcha, a postura e o equilíbrio do paciente, sendo um importante auxiliar para tratamentos e fabricação de órteses e palmilhas, por exemplo.

Até então, no Brasil, o exame só era feito a partir de baropodômetros importados, o que muitas vezes inviabiliza o acesso do equipamento a diversos profissionais devido ao preço elevado, além das dificuldades de suporte e assistência técnica, em caso de problemas.

Pensando nisso, a empresa londrinense HS Technology lançou este ano o BaroScan, sistema de baropodometria que faz as análises estática, estabilometria, dinâmica e dinâmica com vídeo. Resultado de seis anos de estudos, pesquisas e aplicações, o BaroScan é o único desenvolvido no Brasil com registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e certificado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

O produto é vendido online – www.baroscan.com.br, facilitando o acesso aos profissionais. E o preço chega a chega a ser metade do valor dos produtos importados. “Lançamos o produto este ano e ele já representa mais de 60% do faturamento de toda a empresa”, comenta o diretor Administrativo, Tiago Luis Fidelis Pereira. “Tivemos um feedback muito importante de clientes, principalmente quanto à usabilidade e design gráfico do software. Estamos com um produto muito competitivo no mercado e agora nos preparamos também para o mercado internacional, iniciando pela União Europeia”, analisa.

Qualidade do sistema

O BaroScan é composto por uma plataforma com 4.096 sensores de pressão distribuídos em uma área útil de 50×50 cm (maior do que as demais disponíveis no mercado, o que facilita a realização do exame para o paciente), e um software para análise dos dados. Também possui alta frequência de até 200 Hz por segundo, ou seja, permitindo a geração de 200 dados por segundo, equivalente ao dobro do que é realizado pela maioria dos sistemas disponíveis no mercado.

Com tecnologia exclusiva, os sensores são imunes à temperatura, umidade e interferências eletromagnéticas. Além disso, a empresa também facilita a vida dos profissionais ao disponibilizar suporte técnico direto e de fácil acesso, o que no caso dos produtos importados torna-se mais complicado.

Hospitalar 2018

O BaroScan é uma das marcas que irá integrar o estande Polo da Saúde de Londrina na Hospitalar 2018, maior feira do setor da saúde da América Latina. Ao todo, 11 empresas vão representar Londrina e Região, expondo seus produtos e serviços durante o evento, que ocorrerá entre os dias 22 e 25 de maio, no Expo Center Norte, em São Paulo (Estande 6-180).

O Polo da Saúde de Londrina-PR é um projeto que se destaca pelo envolvimento de diversas entidades, empresas, indústrias e instituições, que promovem ações em prol do desenvolvimento do setor da saúde em Londrina e Região. O polo é hoje referência no Paraná e segue agora para uma nova fase, focada em inovação, visando o futuro e o desenvolvimento de novos produtos, tecnologias, pesquisas, modelos de negócio inovadores e conhecimento, tanto em produtos como em serviços da saúde. Destacam-se as recentes parcerias com Ministério da Saúde e ABDI (Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial), para a criação de Centros de Pesquisa, Prototipagem, Tecnologia e Inovação, além de instituições de ensino superior, incubadoras de empresas, institutos de inovação e hospitais.

Website: http://www.baroscan.com.br

Conheça o portal de anúncios Será que Tem?

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome