A água purificada é um importante insumo nas indústrias farmacêuticas, laboratórios e organizações de pesquisas científicas. Uma das maiores dificuldades desse tipo de água é identificar impurezas orgânicas para garantir a segurança de produtos e a integridade do sistema de purificação.
Pensando nisso, no artigo dessa semana vamos falar sobre:
- A importância das análises de Carbono Orgânico Total (TOC) na qualidade da água reagente;
- O limite máximo de TOC permitido por normas e referências técnicas;
- Quais problemas os altos níveis de Carbono Orgânico Total (TOC) podem causar no sistema de água purificada;
- O que fazer se seu laudo apresentar altos níveis de TOC.
Qual a importância de realizar análises de Carbono Orgânico Total (TOC)?
As análises de TOC visam identificar impurezas orgânicas na água, ademais ajudam a monitorar a qualidade e eficiência do equipamento de purificação. As impurezas orgânicas podem advir de uma variedade de fontes, tais como:
- Do abastecimento de água potável.
- Da formação de biofilmes dentro de reservatórios, caixas d’água e tubulações.
- Da lixiviação de componentes dentro do sistema de purificação ou de distribuição de água.
Qual é o Limite máximo de Carbono Orgânico Total (TOC) permitido da água segundo normas e referências técnicas?
Segundo a farmacopéia americana USP (United States Pharmacopeia) o limite máximo de carbono orgânico total na água é de 500 ppb, ou 0,5 ppm de TOC (capítulo 643, USP XXIII).
Na mesma linha, a CLSI (Clinical and Laboratory Standards Institute) estabelece por meio do padrão Clinical Laboratory Reagent Water (CLRW) que a água purificada utilizada em laboratórios deve apresentar um limite máximo de 500 ppb ou 0,5 ppm de TOC.
Quais problemas altos níveis de Carbono Orgânico Total (TOC) na água podem causar?
Altos níveis de Carbono Orgânico Total (TOC) podem:
- Degradar sistemas de purificação de água;
- Contaminar lotes de produtos farmacêuticos.
O que fazer se o resultado apresentar o Carbono Orgânico Total (TOC) fora dos limites recomendados?
Caso o laudo de análises de água apresente os níveis de TOC maiores que 500 ppb, ou 0,5 ppm, recomendamos as seguintes medidas:
- Verifique as membranas do sistema de osmose reversa e as resinas dos sistemas de desionização;
- Verifique o nível de saturação dos pré filtros para particulados e de carvão ativado;
- Verifique a qualidade da água de abastecimento. A água potável é matéria prima para a água purificada. Logo se água potável não apresentar as especificações adequadas, o sistema de purificação pode não conseguir reter as impurezas;
- Utilizar um sistema de recirculação constante, evitando a estagnação do sistema;
- Realizar a higienização do tanque de reservação da água após o sistema de purificação;
- Confira se a limpeza de caixa d’água e higienização de reservatórios foi realizada dentro da periodicidade recomendada. Com o tempo, pode ocorrer a deposição de partículas e incrustações nas superfícies internas dos reservatórios. Caso não removidas periodicamente, esses particulados e incrustações favorecem o desenvolvimento de biofilmes que influenciam nos níveis de Carbono Orgânico Total presentes na água;
- Na hora de contratar uma empresa responsável para efetuar a higienização de reservatórios verifique se essa utiliza tecnologias que removem os biofilmes.
- Continue realizando periodicamente análises de água para monitorar a qualidade e verificar se as medidas de controle estão funcionando.
Como é realizado a medição de Carbono Orgânico Total (TOC)?
A Microambiental em conjunto dos seus laboratórios parceiros, utiliza o método de medição por oxidação fotocatalítica e detecção condutométrica, segundo a Farmacopeia Brasileira, 6ª Edição, Método 5.2.30 – 2019.
O método realiza a oxidação completa (por emissão de raios ultravioleta de uma lâmpada com comprimento de onda de 185 nm) das moléculas orgânicas a dióxido de carbono, que é quantificado como carbono. A quantificação do dióxido de carbono é feita pela leitura da condutividade.
A MICROAMBIENTAL POSSUI SERVIÇOS DE ANÁLISES MICROBIOLÓGICAS DE ÁGUA QUE ATENDEM AS NECESSIDADES DA SUA EMPRESA
Somos especialistas em serviços de higiene e controle de qualidade em água. Para garantir a confiabilidade dos laudos dos nossos parceiros, temos um programa de qualidade de acordo com a ABNT NBR ISO IEC 17025:2017, certificação Elite Program do CDC, habilitação pelo REBLAS. Além disso, contamos com uma equipe de atendimento técnico que presta assessoria aos clientes na resolução de não conformidades nas análises.
Este texto foi originalmente desenvolvido pela empresa Microambiental.