O cliente é a parte mais importante para a sobrevivência de uma empresa, independentemente do que ela disponibilize no mercado.
É por meio dele que chegam os lucros que as marcas precisam para investir em melhorias, pagar seus funcionários e sobreviver no mercado.
Conquistar novos fregueses é importante, afinal, é isso o que faz com que a empresa se torne conhecida e consiga se estabelecer, mas fidelizar os clientes é ainda mais importante.
Para adquirir novos consumidores e transformá-los em novos clientes, as empresas investem muito mais dinheiro do que fidelizando-os.
Além disso, é por meio deles que uma marca consegue identificar seus pontos positivos e negativos.
Por meio da internet, fica cada vez mais fácil para as empresas conseguirem essa fidelização, e isso acontece usando algumas estratégias disponíveis pelo marketing digital.
Sendo a internet o principal meio de veiculação de marketing hoje, entender o marketing digital para fidelizar os clientes é a melhor maneira de conseguir se tornar reconhecido e referência no mercado.
Neste artigo, vamos falar um pouco sobre o que é marketing digital, por que a fidelização de clientes é importante e as principais estratégias do marketing on-line para fidelização.
Marketing digital o que significa?
Marketing digital são atividades que uma empresa realiza de maneira on-line para atrair novos clientes, e assim, criar relacionamento com eles e estabelecer a identidade da marca.
Quando falamos em criar um laço com os consumidores, estamos falando exatamente sobre a fidelização.
Isso porque o relacionamento, em principal, com consumidores que já compraram da marca, leva à fidelização.
O marketing digital tem crescido muito nos últimos por conta do crescimento da internet.
E sendo um dos principais canais de consumo e com pessoas cada vez mais conectadas, é natural que haja um crescimento ainda maior.
Utilizando as estratégias desse marketing, empresas de alimentação coletiva e muitas outras promovem os seus produtos por meio das mídias digitais.
Além disso, também conseguem se relacionar e se comunicar com seus clientes no momento mais oportuno.
O fato de que as pessoas estão cada vez mais conectadas mudou o comportamento delas em relação ao consumo. Elas pesquisam muito antes e cada vez mais compram pela internet.
Sendo assim, o marketing digital se tornou o principal tipo de marketing, e resume todos os esforços das empresas dentro do ambiente on-line.
Para veicular suas campanhas, as marcas usam blogs, sites, motores de busca, redes sociais, e-mail e muitos outros canais. O principal objetivo é solucionar as dores dos clientes e atender aos seus desejos.
Mais do que apenas marketing, é um processo social que envolve empresas, pessoas, universidades e muitos outros tipos de instituições, desde igrejas até empresas de locação de call center.
Isso também acontece porque, além de atrair os consumidores da maneira certa, o marketing digital ajuda a fidelizar aqueles clientes que uma marca já tem.
A importância da fidelização de clientes
Pensar apenas em atrair novos clientes é um erro cometido por alguns gestores. O foco mais importante é a fidelização porque é isso o que torna uma marca referência no que faz.
Existem muitas marcas famosas pelo mundo que possuem milhares de clientes fidelizados e estes se tornaram verdadeiros defensores dos produtos e serviços oferecidos por elas. E não são apenas as grandes marcas que conseguem isso.
Empresas de pequeno e médio porte também precisam investir na fidelização porque é a melhor maneira de garantir o funcionamento contínuo da marca, aumentando seus lucros e expandindo sua operação.
Existem outros fatores que ressaltam a importância da fidelização, como o fato de que um cliente fiel sempre volta a comprar. Esse cliente não precisa mais ser convencido sobre a qualidade do que uma empresa oferece.
Se ele precisou de consultoria jurídica online e gostou do serviço prestado, ele voltará a procurar a empresa toda vez que precisar dela.
Se ele não precisa mais ser conquistado, a marca também terá um custo bem mais baixo para fidelizar esse cliente.
Os clientes fidelizados recomendam uma marca para outras pessoas, sem pensar duas vezes.
Torna-se um hábito falar para outros consumidores que algo oferecido por determinada empresa pode ajudar.
Essas situações são corriqueiras em momentos onde as empresas não conseguem se infiltrar e chegar até seu cliente, como em um almoço em família de domingo.
Outro fator importante da fidelização é que, cada vez que um cliente fidelizado compra, ele compra um valor maior.
A frequência das compras aumenta e, com ela, o valor gasto. O cliente já confia na marca, ele sabe que aquela assistência de conserto TV plasma é confiável e que ele pode levar outros equipamentos para ela.
Quanto mais o cliente compra, mais elevado fica o ticket médio da marca, sem que esta precise investir na conquista de outros consumidores.
Com isso, as empresas conseguem prever melhor a sua receita, pois ela se torna estável.
Elas sabem quanto podem passar a ganhar e começam até mesmo a fazer investimentos mais assertivos.
O feedback é muito importante para qualquer marca, pois somente ele traz respostas a muitas dúvidas, principalmente relacionadas à qualidade do produto.
Clientes fiéis estão sempre dispostos a opinar e compartilhar com as marcas o que eles pensam sobre os serviços prestados de uma maneira geral.
Por exemplo, uma empresa pode saber como está o atendimento, o produto, a qualidade da entrega, entre outros.
Para fazer isso, eles encontram um tempo, coisa que um cliente ainda não fidelizado não faria. Mas, para conseguir tudo isso, as estratégias corretas devem ser utilizadas pelas empresas.
Estratégias de marketing digital para fidelização de clientes
Quando uma marca, como uma transportadora de cargas pequenas, faz uso das estratégias de marketing digital, ela tem a capacidade de entender o comportamento do seu consumidor, identificar as dificuldades dele e agir para resolver isso, antes do concorrente.
Existe um grande investimento para atrair e conquistar um cliente, até o fechamento de uma venda.
Por isso, ao vender algo para um consumidor, começam a entrar em ação as estratégias para fidelizá-lo.
Algumas das principais, dentro do marketing digital, são:
- E-mail marketing;
- Pesquisa de satisfação;
- Uso das redes sociais;
- Envio de e-books.
Email marketing
O e-mail marketing é uma ferramenta muito eficaz que ajuda a gerar amantes das marcas. Um de seus principais usos é com as campanhas de retargeting.
Essas campanhas não resultam em vendas imediatas, mas estabelecem uma relação com o cliente. Além disso, aumenta o engajamento, agrada o consumidor e consegue fidelizá-lo.
O e-mail deve sempre conter informação útil. Por exemplo, um eletricista de manutenção autônomo pode enviar conteúdos sobre a importância da manutenção em quadros industriais, pauta que está relacionada com o interesse do seu cliente.
O cliente sentirá que o interesse da empresa não está apenas em vender, mas sim em oferecer soluções e mantê-lo sempre informado sobre assuntos do interesse dele.
Pesquisa de satisfação
A pesquisa de satisfação é muito utilizada como estratégia do marketing digital para fidelização de clientes porque ela indica e mensura como produtos e serviços oferecidos por uma empresa satisfazem ou superam as expectativas do cliente.
Essa satisfação não está relacionada apenas ao momento de consumo, mas também às interações entre a empresa e o cliente, e também ajuda a entender qual a probabilidade de determinada pessoa voltar a fazer negócio.
Uma das opções metodológicas mais utilizadas para a pesquisa de satisfação é NPS (Net Promoter Score), que faz perguntas baseadas em escalas, como: “Em uma escala de 0 a 10, qual a probabilidade de indicar nossa marca a um amigo?”.
Existem outros modelos e eles devem ser usados de acordo com o objetivo da empresa e suas necessidades.
Uso das redes sociais
As redes sociais são os principais canais de relacionamento e comunicação entre empresas e clientes.
Desde grifes famosas até empresa de pintura residencial, todos devem estar presentes nas redes sociais.
Para conseguir fidelizar os clientes com elas, a marca precisa demonstrar interesse pelo público.
Conversar com as pessoas é uma excelente estratégia, assim como usar as redes sociais para fazer um bom atendimento.
É importante, também, criar e compartilhar conteúdos de valor, abordando temas do interesse dos clientes de maneira clara e objetiva, sem deixar informações importantes de lado.
Envio de E-books
Os E-books são materiais que contêm informações de valor e que são extremamente do interesse dos clientes de uma marca.
É impossível falar de conteúdo de qualidade, sem falar do e-book. Uma empresa de serviço de entrega expressa pode usar o e-book para enviar aos seus clientes diversos conteúdos relacionados à entrega expressa.
O mesmo pode acontecer com uma livraria, que pode criar e-books sobre lançamentos, edições especiais sobre autores em alta dentre muitas outras opções.
Para fazer uso correto dessa estratégia, é importante direcionar conteúdos específicos e personalizados para pessoas que já compraram com a marca.
Além disso, é necessário haver uma frequência de envios, como mensal, semanal, entre outros.
A fidelização de clientes é muito importante para qualquer marca e necessária para que ela se torne referência no que faz.
Clientes novos são importantes, mas são os clientes fiéis que farão de uma empresa um grande sucesso.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.