Embora cada plataforma ofereça seus benefícios, há um em particular que muitas marcas parecem esquecer que realmente precisam: YouTube. Muitas empresas não se sentem exatamente confortáveis com a produção de conteúdo de vídeo, mas os benefícios do YouTube para sua empresa são inegáveis.
Se você não estiver utilizando a plataforma, está perdendo seriamente.
Já se foi o tempo em que algumas postagens no Facebook e um tweet aqui e ali seriam suficientes. Sua presença online precisa de muito mais do que isso e precisa ser estratégica.
Não poste nenhum conteúdo antigo apenas para postar conteúdo, não vai funcionar. Você logo descobrirá que tempo, dinheiro, energia e recursos que está investindo em seu marketing digital estão sendo desperdiçados.
No entanto, uma estratégia bem pensada do YouTube pode valer muito a pena para sua marca. O uso do YouTube é gratuito e você pode produzir vídeos muito baratos e até mesmo de graça, se necessário. Produzir vídeos não precisa ser uma produção enorme. Na maioria das vezes, um smartphone de qualidade e boa iluminação farão o trabalho.
Então, você sabe que é possível fazer vídeos, mas o que eles oferecem em relação a outros tipos de conteúdo? Aqui estão alguns benefícios do YouTube para sua marca.
Postar no YouTube ajudará as pessoas a encontrarem você no Google
O Google é dono do YouTube. Você notou como os vídeos estão aparecendo mais do que costumavam nos resultados de pesquisa do Google? Isso não é coincidência.
Ao utilizar o YouTube de forma consistente para o seu negócio, você aumenta suas chances de aparecer nos resultados de pesquisa e melhorar suas próprias classificações. Para mostrar mais credibilidade e confiabilidade para seu canal, você também tem a opção de comprar inscritos para YouTube, mudando a forma como as pessoas olham para seu canal.
Como empresa, você deve ter como objetivo maximizar a sua presença online tanto quanto possível. É ainda melhor fazer isso com o YouTube porque é um produto do Google. O Google adora empresas que usam suas ferramentas e provavelmente dão prioridade a essas marcas, pelo menos até certo ponto. Você não pode errar aqui.
O YouTube irá expô-lo a um grande público
E queremos dizer enorme. Aqui estão apenas algumas estatísticas importantes do YouTube a serem consideradas:
O YouTube recebe mais de 30 milhões de visitantes por dia, que assistem a quase cinco bilhões de vídeos.
Mais da metade das visualizações vêm de dispositivos móveis e esses usuários assistem em média 40 minutos.
O YouTube tem versões locais em mais de 88 países e 76 idiomas.
É o segundo maior mecanismo de busca, atrás apenas do próprio Google. E observe que o YouTube só está crescendo. Ano após ano, mais pessoas estão gastando mais tempo nisso.
Adquira tráfego qualificado
Isso é importante. Você não quer nenhum tráfego que possa obter, porque nem todo mundo vai comprar de você. Você quer tráfego qualificado, pessoas que podem ser clientes potenciais e clientes.
Os proprietários de empresas muitas vezes não conseguem entender isso. Claro, receber um milhão de acessos em seu site pode parecer muito bom. Mas se for um milhão de acessos aleatórios e nenhuma dessas pessoas comprar de você, quem se importa?
Você precisa de tráfego qualificado que seja significativo para sua marca. O YouTube pode ajudá-lo facilmente a fazer isso.
Os vídeos têm taxas de conversão mais altas
Algumas pesquisas sugerem que o conteúdo de vídeo é 12 vezes mais provável de ser assistido do que o texto. Além disso, podemos processar vídeos 60.000 vezes mais rápido do que texto.
Além disso, os vídeos podem evocar emoções como nenhuma outra forma de conteúdo online pode. Eles podem fazer você pensar e sentir. E se eles o fazem pensar e sentir, é improvável que você se esqueça desses vídeos. Isso é muito mais do que pode ser dito sobre a maioria dos outros tipos de marketing online.
Você pode usar os anúncios do YouTube para alcançar um público ainda maior
Outro dos muitos benefícios do YouTube é sua plataforma robusta de publicidade. Ele é executado por meio do Google Adwords, mas não é como sua publicidade paga padrão.
Você já sabe aproximadamente quantas pessoas estão gastando quanto tempo no YouTube. Imagine veicular seus anúncios para espectadores qualificados que poderiam muito bem se transformar em leads e depois em clientes. Ganhar tráfego orgânico no YouTube já é incrivelmente poderoso. O tráfego pago pode proporcionar um retorno do investimento ainda maior para o seu negócio. Além disso, como todas as plataformas de mídia social se tornam cada vez mais competitivas e saturadas, você quase precisa pagar para jogar se realmente quiser ver a diferença – mas é verdade, vale a pena.
Existem várias maneiras de adaptar os vídeos do YouTube
É muito mais do que o que você publica em sua própria página do YouTube. Seus esforços de vídeo não precisam terminar aqui. Na verdade, eles absolutamente não deveriam.
Outro dos muitos benefícios do YouTube é que existem inúmeras maneiras de usar esse conteúdo. Para começar, você pode compartilhar seus vídeos em outros canais de mídia social. Como os vídeos chamam a atenção de mais pessoas e a mantêm por mais tempo, é uma excelente maneira de aumentar o tráfego e o envolvimento em outros locais sociais.
Além disso, esta é uma maneira inteligente de direcionar ainda mais tráfego de volta para sua página do YouTube e coletar mais assinantes.
Os vídeos são melhores para fazer as pessoas comprarem
Você já deve saber como é importante incorporar uma frase de chamariz (CTA) em postagens de mídia social, postagens de blog e outros tipos de conteúdo digital. Isso porque, repetidas vezes, os CTAs demonstraram fazer mais pessoas agirem do que conteúdo que não tem um CTA.
Os vídeos obtêm mais tráfego, mantêm esse tráfego por mais tempo e são melhores em dizer a esse tráfego o que fazer. É um cenário onde todos ganham.
É evidente que nenhuma estratégia de marketing digital está completa sem os vídeos do YouTube. Se sua marca ainda não se juntou à equipe do YouTube, faça-o imediatamente. Os benefícios do YouTube mencionados acima ficam claros: alocar tempo e recursos para isso terá uma boa recompensa.