Aprenda a fazer um delicioso hambúrguer artesanal com ingredientes simples

0
30
Aprenda a fazer um delicioso hambúrguer artesanal com ingredientes simples
SB post

Ah, os hambúrgueres… Uma criação da mãe natureza capaz de tirar qualquer pessoa do estado normal, afinal, são sabores únicos e experiências avassaladoras. Inclusive, para muitos a arte de criar o hambúrguer artesanal perfeito está entre os segredos do mundo.

Quando deixamos de frequentar fast foods e conhecemos uma Hamburgueria de verdade, passamos a dar o devido valor ao poder contido dentro de 120 gramas de um puro e simples hambúrguer artesanal, feito com os ingredientes mais simples do mercado.

Tudo que envolve qualquer assunto de culinária não deve ser visto como algo difícil, mas sim como algo não praticado. Para uma criança, fazer um simples copo de arroz parece ser uma tarefa impossível, mas após a observação, tentativa e falha, ela acaba aprendendo.

No universo dos hambúrgueres artesanais, existe toda uma mística em conseguir encontrar a combinação de carnes adequada e temperos que possam contribuir no sabor indescritível deles.

Então, se você está lendo esse texto, provavelmente cansou de comer hambúrgueres que passaram tempo demais em frigoríficos e que são compostos por um número incalculável de conservantes.

Nada melhor do que levar o seu próprio lanche na sua bolsa térmica marmita e fazer uma refeição no meio da manhã ou no final da tarde, com ingredientes naturais e uma carne de qualidade, feita por você mesmo.

Pois bem, neste artigo, ensinaremos você a criar um delicioso hambúrguer artesanal, com ingredientes simples e fáceis de serem encontrados.

Cuidados com os ingredientes básicos

Todo o hambúrguer é composto por uma série de ingredientes básicos, que fazem parte da sua composição estrutural. Desde já, ressaltamos que tudo que vem da terra, como o alface, tomate, picles e as batatas, precisam estar frescos.

Quanto mais frescos os ingredientes, melhor serão degustados por nossas papilas. Neste artigo, não teremos miséria. Um hambúrguer bom, com ingredientes simples, não precisa ser um lanche magro, pelo contrário, faremos um “simples” X-Salada Egg Bacon.

Entretanto, tenha atenção ao fabricante de etiquetas adesivas, pois após a montagem desse lanche, é melhor fazer a patente dessa criação para evitar que um concorrente roube a sua receita.

Primeiro: faça a escolha da melhor carne

É impossível falar de hambúrguer bom sem a escolha de uma carne adequada. Muitos acham que quanto mais nobre for o corte, melhor será o lanche, mas estão equivocados. Os melhores hambúrgueres são um mix de carnes magras com carnes gordurosas.

A carne magra faz a função de dar a textura correta na mordida e derreter na boca, sem ter aquele gosto de carne passada. Enquanto a carne gordurosa é derretida no preparo e dá o sabor suculento que tanto conhecemos.

Existem cortes interessantes que você pode pedir pro seu açougueiro moer separadamente, assim, você os junta no momento do preparo. É assim que um chef que faz a locação de tendas para eventos costuma fazer, principalmente para atender um grande público.

Alguns cortes com baixa quantidade de gordura (magro), são: Filé Mignon, Alcatra, Maminha e Patinho. Enquanto, cortes com alta quantidade de gordura (gordo), são: Fraldinha, Filé de Costela e Acém.

Normalmente o mix é feito entre 60% até 70% de alguma carne magra, e o restante que varia entre 40% e 30%, com uma carne mais gordurosa. Faça cada hambúrguer de 120 até 180g, na fritura a água evapora e esse peso diminui cerca de 20% a 30%.

Também é legal você criar o seu hambúrguer ideal, aquele que melhor adere ao seu gosto. Faça os testes, brinque com as quantidade e com os sabores, afinal estamos falando de uma arte.

O tempero é muito importante

O tempero é uma das maiores preocupações de todo o grande hamburgueiro. Especiarias são importantes, fato é que já causaram diversos conflitos históricos, portanto, jamais subestime o potencial que uma folha de hortelã poderá causar em seu lanche.

Existem dois temperos que reinam todo esse universo e para muitos especialistas basta somente eles para que o hambúrguer perfeito seja criado. Estamos falando de sal e pimenta do reino.

Algumas pessoas tendem a colocar alho, cebola, vinagre e temperos prontos antes de cozinhar a carne. É uma opção a ser seguida em um universo de pouco tempo hábil para preparo, não é o caso de um lanche artesanal ou um sistema para restaurante.

Somente o Sal e a pimenta do reino podem ser considerados obrigatórios, são eles que dão o gosto base de todo o hambúrguer. Muitas pessoas temem a carne com cebola, e isso pode ser um erro grave.

Cebola é um ingrediente polêmico, amado por muitos e odiado por outros. Se colocado de forma separada ao lanche, é possível de ser retirado, agora se colocado dentro da carne moída que compõem o hambúrguer, não.

Deixamos uma lista de ingredientes interessantes que podem ser postos no seu hambúrguer artesanal. Lembrando que se você não gostar de algum deles, basta não colocar, a falta de um ingrediente não compromete o seu lanche.

  • Páprica picante;
  • Sal;
  • Pimenta do Reino;
  • Cominho;
  • Curry;
  • Páprica doce;
  • Gengibre em pó.

Para finalizar a composição do hambúrguer, existem pessoas que gostam de aromatizadores como canela, alecrim e hortelã. Também podem ser uma opção se for do seu gosto, mas cuidado para que eles não roubem toda a cena.

Entenda de que modo fazer a carne

O ideal é fazer as carnes em azeite de oliva ou em alguma gordura boa, mas se você tiver apenas óleo vegetal, não tem problemas. É igual equipamentos para internet, não temos todos, mas os poucos que temos, precisam dar conta de todas as tarefas.

A carne precisa descansar um pouco. Depois, jogue óleo na frigideira ou chapa. Se você estiver usando uma churrasqueira, pode fazer em uma pedra de sal ou apenas na grelha bem quente.

Pegue uma tampa de panela para abafar o vapor, assim que você virar a carne já tenha o queijo preparado e coloque em cima. Jogue um pouco de água para o vapor subir e abafe o vapor com a panela. Desse jeito, o queijo derreterá uniforme.

Quais são os melhores acompanhamentos?

Enquanto o hambúrguer é o ponto principal, os acompanhamentos são os que são os ares da graça, ou seja, fazem de um simples lanche uma refeição que beira a divindade. Vejamos agora o que o nosso lanche pode compor:

  • Alface;
  • Tomate;
  • Maionese;
  • Ketchup e/ou mostarda e/ou barbecue;
  • Bacon;
  • Cebola;
  • Ovo por cima de tudo.

Reforçando: Se não gosta, só não coloque, assim como as empresas de organização de eventos que escolhem os participantes, você pode escolher o que colocar no seu lanche.

Uma maionese feita em casa pode ser um diferencial, mas se você não souber fazer, use uma pronta. Entretanto, para fazer maionese, basta ovos, óleo vegetal, sal e hortelã. Bata tudo no liquidificador até ficar homogêneo e pronto.

Você ainda pode caramelizar a cebola ou fazer um molho especial para colocar no final do preparo. O bacon precisa ser feito separadamente, para não dar gosto a carne do hambúrguer.

Veja como finalizar e montar o hambúrguer

Note que até o momento só usamos ingredientes que praticamente todos temos em casa, mas dando preferência àqueles que são naturais, afinal eles fazem toda a diferença.

Pois bem, lembra o bacon que pedimos para ser preparado separadamente? No momento em que você for fritar o ovo, utilize a mesma gordura do Bacon para dar um sabor especial. Agora está na hora de empratar.

Pois bem, agora é importante falar sobre o Mise en place, que é um termo usado nos restaurantes para colocar ordem nos ingredientes que serão utilizados.

Tudo o que for utilizado no preparo, precisa estar devidamente organizado, para evitar que os ingredientes estejam crus ou passem do ponto. É como fazer uma consultoria em segurança do trabalho, visando evitar problemas futuros.

Faça o empratamento e organize tudo

Então, agora vamos falar sobre a estrutura de todo hambúrguer, que é a parte mais legal antes de, é claro, comê-lo. Os pontos principais são os seguintes:

  1. Pão;
  2. Maionese;
  3. Hambúrguer já com o queijo derretido;
  4. Ketchup/Mostarda/Barbecue/Molho especial;
  5. Bacon;
  6. Alface; tomate e cebola;
  7. Ovo frito;
  8. Pão (com maionese).

Você ainda pode colocar aquele cunhado ou amigo que não está fazendo muita coisa para fritar uma batatas congeladas. Não é o mesmo que cortá-las e fazer todo o preparo, mas dá um gostinho especial no final.

E essa foi a montagem de um delicioso hambúrguer tradicional com ingredientes simples que temos em casa. Inclusive, se você estiver pensando em abrir um negócio, pode contar com uma empresa de motoboy para fazer o seu delivery!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome