Recentemente reparei que diversos sites estão disponibilizando atendimento online e ágil, através de um chat. Alguns clientes me questionaram quanto isso ajuda, então vou contar um pouco a minha opinião sobre o uso dessa ferramenta.
Primeiramente, notei que os clientes esquecem que “por trás” de um chat, deve haver um profissional da empresa, bem treinado e pronto para responder todas as dúvidas dos visitantes. Até me arrisco dizer que um atendente despreparado é até pior do que não atender. Caso não tenha alguém capacitado (e com disponibilidade) para tirar as dúvidas, opte pelo formulário de contato.
Em segundo lugar, não se esqueça que é preciso ter tráfego no site para manter seus atendentes “ocupados”. Parece óbvio, mas muitos dos clientes que solicitam um chat, não acompanham relatório de Google Analytics, portanto não sabem a média de visitantes por dia ou por mês.
Pesquisei diversas ferramentas, algumas cobrando licença periódica, algumas cobrando licença vitalícia. A solução que mais agradou foi o JivoChat. Abaixo falo um pouco os motivos:
JivoChat
Dentre as diversas soluções testadas, JivoChat foi a que melhor atendeu as necessidades dos meus clientes.
Principal motivo: custo-benefício.
É um Chat bem completo e com preço bastante acessível. Os recursos que mais me agradaram:
1. Fácil instalação: acredito que até um criança conseguiria instalar o JivoChat em um site. Basta criar a conta, copiar o código que disponibilizam e colar no footer do seu site, como indicado no painel da plataforma. Em 5 minutos você faz tudo isso;
2. 14 dias grátis para teste: isso realmente faz a diferença. A empresa disponibiliza uma versão gratuita e uma versão mais completa, mediante pagamento da licença. O bom é que por 14 dias deixam você utilizar a versão completa, então é possível ver os recursos antes de qualquer pagamento;
3. Relatórios: é possível extrair relatórios de todos os atendentes, inclusive com indicadores de performance e histórico de conversas;
4. Atendimento pró-ativo: este recurso só está disponível na versão paga, e faz toda a diferença. Notei que em alguns casos, o número de contatos mais que triplicou. Basta você estar online, e após um determinado tempo (que você configura no painel), o chat envia uma mensagem ao usuário, iniciando a conversa. Ou seja, pode continuar fazendo suas tarefas e quando a conversa iniciar, você será notificado para atender o cliente.
5. Valores: o valor do plano profissional é de R$29,90/mês para cada atendente, mediante pagamento anual. Das ferramentas testadas, o menor valor encontrado.
6. Multi-plataforma: você consegue atender os clientes de diversas maneiras. Pode instalar um aplicativo em seu PC Mac ou Windows. Pode utilizar o aplicativo para as plataformas iOS e Android, ou ainda utilizar a versão web no navegador.
Caso queira conhecer o site, ver os planos e preços, clique aqui.
Enfim, o que posso dizer sobre ter um chat no site é que o número de contatos aumenta consideravelmente, principalmente se o tráfego do seu site for significativo e a ferramenta que utilizar disponibilizar bons recursos.