Prefeitura de SJC entrega a 9ª UBS Resolve à população do Putim

0
375
Funcionários trabalham na reforma da unidade de saúde do Putim para começar a realizar os exames laboratoriais - Foto: Beto Faria/PMSJC
SB post

A UBS do Putim, na região sudeste de São José dos Campos, será a 9ª Unidade Básica de Saúde a receber o programa UBS Resolve, implantado pela Prefeitura em janeiro do ano passado. Os exames laboratoriais começam a ser realizados dentro da própria unidade no próximo dia 7 de fevereiro, a partir das 7h.

Essa será a primeira unidade a receber o programa em 2018. No ano passado, o conceito do UBS Resolve foi implantado em 8 unidades básicas. Neste ano, a Prefeitura pretende implantar o novo conceito em 20 UBSs da cidade.

A UBS do Putim tem 26.019 pacientes cadastrados e quatro equipes do programa Estratégia Saúde da Família, que visitam as casas dos pacientes. Cada equipe é composta por 1 médico generalista, 1 enfermeiro, 2 auxiliares/técnicos enfermagem e 4 agentes comunitários de saúde. A unidade conta ainda com 1 ginecologista, 2 pediatras, 4 médicos generalistas e 3 dentistas.

Além da coleta dos exames laboratoriais, as rotinas das UBSs também incorporaram novos procedimentos, como sistema de acolhimento por parte da enfermagem, adoção de novos protocolos de assistência médica, gerência da UBS junto à recepção e agendas abertas todos os dias.

A coleta realizada dentro da própria unidade evita o deslocamento do paciente até o laboratório Valeclin, parceiro da Prefeitura. Ele sai da consulta com a data e hora marcada para a realização do exame e tem o resultado, em mãos, no dia do retorno ao médico.

Até dia (24/01), nas oito unidades onde o programa foi implantado, foram realizados 205.743 procedimentos.

Unidades onde o UBS Resolve está presente

  • Eugênio de Melo (Leste)
  • Jardim São José 2 (Leste)
  • Residencial União (Sul)
  • Jardim Limoeiro (Oeste)
  • Jardim Interlagos (Sul)
  • Campo dos Alemães (Sul)
  • Vila Paiva (Norte)
  • Novo Horizonte (Leste)
Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome