
A Prefeitura de São José dos Campos iniciou, no dia (22/02), a campanha descentralizada de vacinação fracionada contra a febre amarela na Escola Municipal de Ensino Fundamental Vera Babo de Oliveira e na Escola Estadual Francisco João Leme, ambas na zona norte, para vacinação de alunos e familiares que ainda não se preveniram contra a doença. Nas duas unidades escolares foram vacinadas 40 pessoas.
Com o objetivo de ampliar o número de pessoas imunizadas contra a doença e tranquilizar os pais e alunos em relação à vacina contra a febre amarela, técnicos de saúde da UBS Altos de Santana compareceram nas escolas para realização de uma palestra, antes da aplicação das vacinas. Os técnicos esclareceram sobre o que é a doença, quais as formas de transmissão e desmitificaram os boatos criados em torno da vacinação contra a doença.
Uma das mães que compareceram a palestra foi Gisele Miranda, que tem uma filha de 2 anos e 2 sobrinhos matriculados na escola. Para ela, a ação é importante para os moradores da região. “Fazer a vacinação aqui na escola facilita muito para nós. Moro aqui pertinho, então já reuni a criançada hoje e trouxe, veio a família toda tomar vacina e ficar protegida junto”, disse Gisele.
Para Simone Bandolin, diretora da escola Vera Babo, a influência que a escola tem é muito grande, pois quando os alunos veem os professores e colegas tomando a vacina, já é possível notar que o olhar da família muda e que os boatos criados sobre a vacina acabam desmitificados. A educadora destacou que “boa parte dos alunos da escola já foram vacinados, estão conscientes dos casos da região e sabem da importância da vacinação”.
No sábado (24), haverá vacinação na Escola Estadual Dirce Elias, no Buquirinha, das 8h às 12h. E na segunda-feira (26) será a vez da Escola Estadual Jorge Barbosa Moreira, na Vila Cândida, das 7h às 13h.