Integrantes do Programa Anjos da Guarda, da Prefeitura de São José dos Campos, proporcionaram momentos de alegria e descontração aos 40 pacientes da ala infantil do Hospital Municipal Dr. José de Carvalho Florence, e outras 25 crianças das Casas dos Meninos e das Meninas, nesta semana. Todas essas crianças foram presentadas com carrinhos, bonecas, jogos, bolas e revistas em quadrinhos.
A ação foi promovida graças aos guardas municipais, integrantes do Programa Anjos da Guarda, da Secretaria de Proteção ao Cidadão, que se uniram para arrecadar os brinquedos.
Desta forma, o Programa fortalece a prevenção da violência e promove a cultura de paz entre crianças e adolescentes. Durante todo o ano, são realizados teatros de fantoches, palestras educativas e competições esportivas, entre outras atividades.
Nesta última quinta-feira (18), o evento contou também com a participação do grupo solidário no bate-papo e visita às crianças. É o caso dos irmãos Daniel e Daniela Pereira, ambos com 33 anos. Ele bancário, ela pedagoga. “Sempre gostei de me envolver com trabalhos voluntários. Faço sempre visita aos adolescentes da Fundação Casa e até trabalhei em alguns abrigos. Com isso, a gente consegue entender a necessidade dessas crianças. Isso é importante e faz diferença em nossas vidas”, disse Daniel.
Para sua irmã, a visita à Casa dos Meninos é um compromisso e deve ser acompanhando com conversas, carinhos e bons exemplos. “Não só estar aqui nesse momento de recreação. Devemos conversar e ser um ‘abrigo’. Isso é o mais importante”, contou Daniela.
Para a gestora do abrigo, Sandra Prado, uma ação como essa é muito importante para o processo de acolhimento dessas crianças e ajuda na reconstrução social.
A Casa dos Meninos e a Casa das Meninas, que atendem crianças de 6 a 17 anos, são conveniadas a Prefeitura.