Crianças e adolescentes da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) vão receber, em suas unidades, uma adaptação para o teatro de sombras de “O Rouxinol e o Imperador”, obra de Hans Christian Andersen, que aborda a amizade entre um rouxinol e o imperador da China, cercada de ambição e ganância. A programação segue nos dias 26 a 28 de março, com sessões às 9h e às 13h30.
A expectativa é que mais de 2.500 crianças e adolescentes, de 6 a 14 anos, sejam beneficiados com a apresentação teatral.
O teatro de sombras é uma arte muito antiga, originária da China, em que se conta a história através da manipulação de um boneco de varas, entre uma luz e uma tela. O objetivo é fazer com que o espectador veja apenas as sombras que se formam durante o desenrolar do enredo.
Iago da Silva, 10 anos, aluno da unidade Embraer, contou que foi muito divertido ver pela primeira vez o teatro de sombras e, principalmente, aprender a respeitar os animais. “A peça ensina que não devemos judiar dos animais e ensina também que quem faz coisa ruim, recebe coisa ruim como foi o caso do ministro que mentiu e perdeu a confiança do rei”, disse.
A apresentação faz parte do Projeto Teatro Cidadão, desenvolvido por educadores de teatro César Guirão e Adriano Rodrigues, e tem com o objetivo utilizar a arte como ferramenta para a emancipação do indivíduo. Através de clássicos, de forma lúdica, é possível apresentar conceitos que levem os espectadores a refletirem sobre temas comuns como a natureza, o amor, a cidadania e o respeito à diversidade, entre outros.
As práticas do Teatro Cidadão estão embasadas na linha de pensamento do caráter transdisciplinar da educação, defendido pelo sociólogo Edgar Morin e utiliza jogos teatrais propostos por Viola Spolin, que defende o aprendizado através da experiência lúdica e reflexiva.
Programação:
Dia 26 – Unidade Monsanto
Av. Corifeu de Azevedo Marques, 3346 – Limoeiro
Dia 27 – Unidade Petrobras
Rua Alexandre Souza Roberto, 20 – Campos de São José
Dia 28 – Unidade Jardim Paulista
Rua Ana Gonçalves da Cunha, 351 – Jardim Jussara
A Instituição
A Fundhas é mantida pela Prefeitura de São José dos Campos e atende gratuitamente crianças e adolescentes, de 6 a 18 anos, que participam de atividades no contraturno escolar. Atividades educacionais como música, dança, teatro, artes e uma atenção especial ao reforço escolar. Esporte e cultura também fazem parte do dia a dia dos alunos, que ainda aprendem a cuidar do meio ambiente.