Saúde de Poá vacina mais de 4.600 pessoas contra a gripe

0
527
SB post

Teve continuidade na segunda-feira (7/5), no Centro Dia do Idoso, em Poá, a 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. No local foram imunizadas um total de 25 pessoas. Na última semana, além do trabalho nas unidades de saúde, também aconteceu a aplicação de doses contra a gripe em 41 idosos da Instituição Assistencial Cristã Lar Mãe Mariana. A mobilização seguirá até 1º de junho, sendo em 12 de maio, o Dia D de imunização. A meta no município é atingir aproximadamente 20 mil pessoas e até o momento 4.607 vacinas já foram aplicadas.

A Secretaria de Saúde informou que a vacina está disponível nas 13 Unidades Básicas de Saúde do município as quais atendem das 8h às 15h30. No sábado (12) haverá o Dia D que nada mais é do que a intensificação da campanha que acontecerá em todas as unidades básicas e no Centro de Atenção ao Idoso (CASI). Neste dia o atendimento será das 8h às 17h.

Segundo o vice-prefeito e secretário de Saúde, Marcos Ribeiro da Costa, o Marquinhos Indaiá, o grupo prioritário é composto por pessoas com mais de 60 anos, crianças de seis meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes puérperas até 45 dias após o parto, pessoas portadoras de doenças crônicas, condições especiais, indígenas, profissionais da saúde e professores. “A equipe da Vigilância Epidemiológica está preparada para atender a todas as pessoas do chamado grupo prioritário e temos certeza que alcançaremos a nossa meta, que é o de imunizar o maior número de pessoas possível”, declarou.

A transmissão dos vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). À população em geral, a orientação é a adoção de cuidados simples como medida de prevenção para evitar a doença, como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca com lenço descartável ao tossir ou espirrar; não compartilhar objetos de uso pessoal; além de evitar locais com aglomeração de pessoas.

As pessoas devem se vacinar dentro do prazo da campanha para evitar os possíveis agravamentos da gripe. É preciso que todos estejam devidamente protegidos antes do inverno chegar, já que a vacina precisa de 15 dias para garantir a proteção. A vacina contra gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos. Ela protege contra os três subtipos do vírus da gripe.

Foto: Flávio Aquino/Divulgação

Conheça o portal de anúncios Será que Tem?

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome