Represa do Jaguari (Jacareí) recebe Brasileiro de Canoagem neste sábado

0
888
(Rosana Antunes/PMJ – Foto: Cristina Reis/PMJ)
SB post

A Represa Jaguari, em Jacareí, será tomada por mais de cem canoas neste sábado (7), a partir das 8h. A ação faz parte da 1ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Canoagem Havaiana – V1, V1R e V2R, que acontece pela primeira vez na cidade. De acordo com a Secretaria de Esportes e Recreação, que apoia o evento, são esperados 150 competidores. Haverá local adequado para o público assistir ao evento gratuitamente.

O secretário de Esportes, Marcelo Alexandre Bustamante Fortes, explica que uma das razões para Jacareí sediar o Campeonato de Canoagem Havaiana é que existe, na cidade, uma base dessa modalidade com atletas que disputam o circuito nacional e provas internacionais, como mundiais e sul-americanos. “A cidade pode se tornar uma referência nessa modalidade com a realização desse evento. Com isso a gente pode fomentar a prática da canoagem havaiana no município com a ajuda de investidores”, avalia o secretário.

Fortes destaca ainda que o evento também “explora” um dos cartões-postais da cidade, que é a Represa Jaguari.

A disputa será nos percursos de 6 KM (duração média de 45 minutos), 9 KM (duração 1 hora) e 16 KM, com duração de 2h15min. A etapa é dividida nas seguintes categorias feminino e masculino; Júnior até 16 anos e Júnior até 19 anos; Para va’a (atletas com necessidades especiais); Open; Master 40+ (entre 40 e 49 anos); Master 50+ (entre 50 e 59 anos); Master 60+ (entre 60 e 69 anos); Master 70+ (acima de 70 anos); Categorias em duplas Open masculino e feminino e Misto.

Peça única  Para os três primeiros colocados de todas as categorias, haverá entrega de troféus. As peças são únicas e foram concebidas pelos artistas plásticos da região, Rodrigo Velazquez e Verônica Barreto. “Todas têm certificado de autenticidade”, garante o atleta Daniel Camargo, que está à frente da organização do evento.

Jogos Paralímpicos – Também conhecida como canoa Polinésia ou Va’a, a havaiana é uma modalidade de canoagem feita num casco de aproximadamente 14m de comprimento e 50cm de largura, feita inicialmente para colonização de terras. Hoje, as canoas são usadas em grandes travessias oceânicas em qualquer tipo de mar ou em competições de sprint em águas paradas.

No Brasil, a modalidade chegou em 2001 em Santos. O esporte ainda não é olímpico, mas a modalidade para atletas PNE, o para va’a foi alçado a esporte paraolímpico para os próximos Jogos Paralímpicos.

(Rosana Antunes/PMJ – Foto: Cristina Reis/PMJ)

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome