Em Jacareí, Projeto Agente de Trânsito Mirim leva Educação no Trânsito para sala de aula

0
792
SB post

Ação de educação é uma das iniciativas mais eficientes para garantir segurança no trânsito. Mais eficiente ainda, é educar as crianças para que elas cresçam e se tornem cidadãos responsáveis desde cedo.

Por isso, é que o projeto “Agente de Trânsito Mirim” leva ao 4º ano do ensino fundamental das escolas municipais de Jacareí, para alunos e professores, orientações de como ter um trânsito mais seguro e educado.

Neste ano, o projeto contemplou cinco escolas: EMEF Célia Guedes, EMEF Beatriz Junqueira, EMEF Aluizio do Amaral, EMEF Adélia Prado e EMEF Aristeu Turci.

Ao longo de oito encontros, serão abordados temas como o comportamento do pedestre, uso da faixa de segurança, condutas a serem seguidas pelos motoristas, motociclistas, ciclistas, esclarecimentos quanto ao uso dos dispositivos de segurança para crianças (cadeirinha), uso do transporte escolar e demais orientações necessárias.

“Através do contato com os agentes de trânsito e da vivência em sala de aula, os alunos vão adquirir novos conhecimentos, multiplicarão o que aprenderam e, assim, mudarão o trânsito da sua e das próximas gerações“, reforça o Gerente de Educação no Trânsito, Jean Araújo.

Também serão realizadas atividades práticas com as crianças, como desenhos, redações, poemas, tira-dúvidas, bate-papos e blitzes educativas no bairro no entorno da escola.

O projeto é realizado pela Gerência de Educação do Trânsito, da Secretaria de Mobilidade Urbana, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

Após a primeira aula, na EMEF Célia Guedes, a estudante Giovana Ramos, de 9 anos, se mostrou entusiasmada com os ensinamentos.  “Não devemos atravessar fora da faixa, atravessar correndo, não segurar as crianças pelas mãos e sim pelo pulso, que é mais seguro, e também aprendi que não pode ter violência no trânsito. A gente precisa ter uma postura correta para evitar acidente e a morte das pessoas”, conclui a futura Agente de Trânsito Mirim.

Na conclusão do projeto, alguns trabalhos realizados pelos alunos ficarão expostos em um local que ainda será definido, além deles receberem certificado de conclusão e uma carteirinha de “Agente de Trânsito Mirim”, que é semelhante a uma Carteira Nacional de Habilitação.

Em 2017, a Gerência de Educação no Trânsito apresentou um aumento de 400% em ações educativas na cidade e a cidade registrou uma queda de 48% no número de mortes no trânsito.

(Guilherme Mendicelli/PMJ – Foto: Alex Brito/PMJ)

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome