Como médico, o prefeito de Guarujá, sabe bem dos desafios na área da saúde. Na sexta-feira (11), a Prefeitura realizou uma cerimônia, que marca a nova fase da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) Doutor Matheus Santamaria, popularmente conhecido como “PAM da Rodoviária”.
O evento foi uma parceria entre a Prefeitura e organização social (OS), Pró-Vida. Participaram da cerimônia diversas autoridades, entre secretários municipais, Poder Legislativo, além da presença do deputado federal.
Em seu discurso, o chefe do Executivo enfatizou que a saúde precisa ser humanizada, informatizada, já que o cenário na Cidade é de, aproximadamente 250 mil pessoas dependentes da saúde pública. “A saúde não tem preço, mas tem custo. Afinal, a cobrança da população é sistemática e temos respondido à altura”.
O prefeito destacou ainda os esforços realizados para que a população tivesse um “novo” PAM Rodoviária. “Estamos ressuscitando um prédio que estava quase morto, cuja estrutura estava completamente deteriorada. Mas, graças a Deus temos conseguido fazer diversas melhorias, dentro de apenas 1 ano e 4 meses”, declarou o chefe do Executivo.
A UPA passou por uma completa reconstrução. Os pacientes da Unidade de Pronto-Atendimento ganharam um ambiente climatizado, trazendo mais conforto à população. O local recebeu pintura; revisões elétrica e hidráulica; identificação de salas e alas, nova portaria, controlador de acesso, mais área de paisagismo. A fachada tem toldo, colocado do portão até a entrada da recepção. O PAM tem agora estacionamento diferenciado para funcionários e pacientes.
Outra área especial do PAM é a ala pediátrica, que também foi totalmente reformada, garantindo assim um bom atendimento às crianças, que é um anseio de boa parte da população. Ainda no mesmo espaço, está a instalação de uma recepção pediátrica, separando dos atendimentos clínicos adultos.
Além disso, o secretário de Saúde do Município, José Humberto Sandi, contou sobre o retorno já sentido na parceria com a Pró-Vida. “As OS´s vieram para ficar. O contrato que realizamos com a Pró-Vida permite oferecer à população um serviço melhor, com um custo menor aos cofres públicos. É um sistema mais ágil, que consegue dar um melhor retorno aos pacientes”.
Um sistema de classificação de risco dos pacientes foi implantado, através de uma triagem realizada por enfermeiros, com fluxo de atendimento dividido em pediátrico e clínica médica. O próprio público está informatizado, para o devido acompanhamento de controle de insumos e consultas dos pacientes na rede municipal.
A UPA já chega a atender até mil pessoas por dia, sendo hoje o principal equipamento de urgência e emergência da rede municipal de saúde. O quadro de médicos no pronto socorro é composto cinco clínicos por dia e quatro à noite; mais quatro pediatras (dia) e outros três, no período noturno.
Para o coordenador técnico da OS, o evento marca um dia especial com esta conquista da saúde de Guarujá. “Aqui temos uma estrutura de primeiro mundo, com novos equipamentos. Fizemos uma obra em tempo recorde: quase 60 dias de serviço, e já apresentamos redução de 1/3 do tempo de atendimento na Unidade”.
Conheça o portal de anúncios Será que Tem?