
A exposição de fotos “Elas – Olhares da Ilha” foi inaugurada na quinta-feira (22), no Centro Cultural da Vila. O evento, uma realização da Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social, ficará disponível para visitação até o dia 8 de abril, e, após a data, deve percorrer outros prédios públicos, como o Paço Municipal.
As fotos retratam mulheres de diferentes idades, etnias, profissões e classes sociais. São 56 fotos, todas medindo 30cmx40cm, com frases que as representam estampadas ao lado de cada imagem, podendo ser de autoria própria ou não. Além destas, a exposição também homenageia a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Ilhabela e primeira-dama, Júlia Tenório, que faleceu no último dia 26, vítima de um câncer de mama.
Segundo a pasta responsável, um dos objetivos da exposição é contribuir para que as mulheres sejam vistas e ouvidas na sociedade, fazendo com que seus direitos sejam postos em prática e que a diferença de gênero não seja motivo de violências. “Falar sobre a mulher é um tema muito vasto. Nada mais justo do que a nossa pasta homenagear essas mulheres maravilhosas que trabalham, cuidam dos filhos e da casa e ainda têm forças para enfrentar os desafios do dia a dia. Quero parabenizar todas as mulheres que colaboraram com o projeto e àquelas a serem homenageadas; e que todas as outras mulheres se sintam representadas”, disse em seu discurso a secretária de Desenvolvimento e Inclusão Social, Nilce Signorini.
“Estou extremamente feliz de estar aqui, na abertura deste evento responsável por retratar um pouco de cada mulher. É uma honra organizarmos um trabalho tão lindo e tão importante para o término das nossas celebrações pelo Dia da Mulher. A exposição de fotos mostrará os diferentes olhares e retratos do público feminino que tanto contribui com a nossa sociedade”, disse o prefeito Márcio Tenório, bastante emocionado em diversos momentos da abertura da mostra fotográfica.
As fotografias expostas foram tiradas durante a realização da programação especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher (comemorado em 8 de março).
Serviço:
A exposição permanecerá aberta de 22 de março a 8 de abril no Centro Cultural da Vila, na rua Santa Tereza, nº. 174. Os horários para visitação são: de segunda a quinta-feira, das 9h às 18h; sexta-feira das 9h às 22h; sábado das 14h às 22h, e domingo, das 10h às 19h. A entrada é franca.