
A universidade pública já é uma realidade em Caçapava, na noite da segunda-feira (26) a Prefeitura de Caçapava realizou uma cerimônia especial para a aula inaugural dos cursos oferecidos pela Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo), no Complexo Educacional “Professor Edison de Freitas Ramalho”, polo que vai receber as atividades presenciais dos cursos de Pedagogia, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção e Tecnólogo em Gestão Pública.
A sala ficou repleta de estudantes, que foram aprovados entre 850 inscritos, eles receberam orientações de como acessar o portal e o ambiente virtual de aprendizagem, além de informações sobre a rotina da universidade, calendário, normas e avisos acadêmicos. A secretária de educação, Daniela Raro, realizou abertura da cerimônia e deu boas-vindas aos novos estudantes. “Início de um marco para nossa cidade, de uma história brilhante. Um dia muito importante para Caçapava, quantas pessoas aqui não sonharam em ter uma universidade sem precisar ir para outras cidades. É uma alegria muito grande”, comemorou.
Presente à 1ª aula da Univesp, os vereadores Jean Vaca, Reinalma Montavão e Jorge treinandor e o prefeito Fernando Cid Diniz Borges, que recomendou aos universitários que aproveitem ao máximo a oportunidade. Ele também agradeceu ao vice-governador Márcio França que foi o responsável pela conquista da primeira universidade pública em Caçapava.“Hoje foi realizado um sonho de muito tempo. Foi um esforço muito grande do município para fornecer a vocês a oportunidade de realizar um curso superior de nível nacional em Caçapava. Contem conosco para todo o apoio necessário, o poder público vai se empenhar ao máximo”, garantiu.
A auxiliar de produção Geziene Carvalho, 24 anos, matriculada no curso de pedagogia, está ansiosa para começar a cursar sua primeira faculdade. ”Já estou tentando faz um tempo fazer uma faculdade, mas antes não dava. Trabalhar aqui e estudar em outra cidade seria muito corrido. Fiquei muito feliz, estou muito ansiosa”, disse.
A implantação do polo presencial da Univesp se concretizou após assinatura do Acordo de Cooperação com o Governo do Estado de São Paulo, firmado em outubro de 2017, através da visita do prefeito Fernando Cid Diniz Borges e vereadores ao Palácio do Bandeirantes, sede do Governo do Estado de São Paulo.
A Universidade Virtual de São Paulo é uma instituição exclusivamente de educação à distância. Criada em 2012 é mantida pelo Governo do Estado de São Paulo e vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI). Entre seus principais parceiros destacam-se o Centro Paula Souza (CPS), USP, Unesp e Unicamp. Em 2017, com a sua expansão, a universidade passou a contar cerca de 20 mil alunos matriculados em 100 polos educacionais. Com o vestibular 2018, serão 39.800 estudantes distribuídos em mais de 240 polos no Estado.
A Univesp conta com 50 alunos por turma, totalizando 200 vagas no primeiro semestre de 2018. Os cursos são gratuitos com horários flexíveis e facilidade de acesso. O local escolhido para receber o polo em Caçapava é o Complexo Educacional ”Prof. Edison de Freitas Ramalho”, localizado na Rua André Santos de Oliveira Lima, 15, na Vila André Martins. No prédio estão o laboratório de informática, sala de aula e o espaço de estudos, que servirão para as práticas laboratoriais, provas, conferências web e outras atividades de apoio aos alunos. O local tem a infraestrutura necessária para o estudante participar das atividades da universidade como provas, discussões em grupo e dos trabalhos orientados por tutores.