Em Arujá, INSS: Agência beneficiará 11,2 mil

0
660
SB post

Ao menos 11.287 arujaenses serão beneficiados diretamente pela agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que começou a ser construída na Vila Riman, em Arujá. O prefeito José Luiz Monteiro lançou as obras da unidade no dia (26/01) ao lado dos deputados federal, Marcio Alvino, e estadual, André do Prado, do superintendente regional do serviço federal, João Carlos Oliveira, de secretários e vereadores.

O investimento é de R$ 1.624.617,00 e foi garantido por emendas de Alvino ao Orçamento da União. O prazo para conclusão das obras é de oito meses.

O número de 11,2 mil beneficiários foi informado pelo superintendente do INSS durante o evento. Segundo ele, todos estes usuários terão seus atendimentos transferidos para Arujá no dia da inauguração da unidade. Segundo estimativas do órgão, a agência provocará a injeção de R$ 18.242.450,00 na economia da cidade.

“Esse é o total de pessoas aposentadas com CEP de Arujá, mas que recebem o benefício mensal em outro local porque o município não tem agência própria”, afirmou Oliveira.

Ainda de acordo com ele, existe a intenção de fazer parcerias com a Secretaria Municipal de Assistência Social para ampliar o atendimento para fora da agência de maneira que, por exemplo, a aprovação do Benefício de Prestação Continuada (BPC) ocorra diretamente nos Centros de Referência da Assistência Social, não sendo mais necessário que os idosos e deficientes tenham de se deslocar entre INSS e CRASs para atender aos trâmites burocráticos. Segundo a Assistência, mais de 1,7 mil pessoas recebem o BPC em Arujá.

Conforme disse o prefeito José Luiz Monteiro, o momento é histórico para Arujá. “É mais uma importante obra destinada à nossa população em uma época em que se tiram direitos no INSS. As pessoas mais carentes são justamente as que precisam deste serviço, que não pode falir para cobrir rombo da má administração política”, afirmou.

A obra

A obra é executada pela empresa WRP Construtora Eireli, de São Paulo. De acordo com o projeto, a agência arujaense é do Tipo 4, com 329 metros quadrados de área construída em piso térreo, estacionamento para ambulância, idoso, pessoa com deficiência e público em geral. No Estado, unidades como a de Arujá realizam uma média de 50 atendimentos diários.

O prédio é construído em um terreno localizado na esquina das Ruas Albuquerque Lins e Carlos de Campos, na Vila Riman. A área foi doada pela Prefeitura ao INSS por meio da Lei 2.547/2013.

A nova agência vai contar com dispositivos de segurança e será totalmente acessível. O projeto prevê a construção de um prédio com preocupação ecológica: terá automação no sistema de ar condicionado e iluminação de LED, tecnologias que poderão ser implantadas em virtude do valor das emendas destinadas por Marcio Alvino e ao desconto obtido durante a licitação, segundo informações do chefe de serviço de Engenharia e Patrimônio Imobiliário da superintendência regional, João Henrique Mourão.

Prefeitura de Arujá

Diretoria de Comunicação
comunicacao.aruja@gmail.com

 

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome