Semae de Portas Abertas 2018: estudantes visitam estação de tratamento de água em Mogi das Cruzes

0
599
SB post

Alunos do Ensino Fundamental do colégio Tomás Agostinho participaram, na manhã do dia 06/03, da primeira visita monitorada do programa Semae de Portas Abertas de 2018, na Estação de Tratamento de Água (ETA) Leste, no Socorro. Coordenado pela Divisão de Meio Ambiente do Serviço Municipal de Águas e Esgotos, o programa tem como objetivo levar a estudantes conhecimentos sobre todo o processo de produção e distribuição de água, desde a captação até o momento em que chega às residências.

Nas visitas, os alunos assistem a vídeos e palestras sobre meio ambiente e o Rio Tietê, a importância da conservação dos mananciais e do uso consciente da água – com dicas simples para redução do consumo no dia a dia, como fechar a torneira ao escovar os dentes, e desligar o chuveiro enquanto se ensaboa o corpo durante o banho, por exemplo.

Os estudantes também conhecem parte do sistema de captação e as diversas fases do tratamento da água, até deixá-la potável. Ao final, cada aluno recebe um kit do Semae com revista em quadrinhos e squeeze.

Responsáveis pelas escolas que tiverem interesse em marcar a visita devem ligar para 4798-6392 (Divisão de Meio Ambiente do Semae), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou enviar e-mail para visitas@semae.sp.gov.br.

As visitas são sempre às terças e quintas-feiras, às 9h, com duração aproximada de uma hora e meia e orientação de monitores. Podem participar alunos de escolas públicas (municipais e estaduais) e particulares, com idade mínima de 10 anos ou estar no 4º ano do Ensino Fundamental.

O programa é um importante elo entre a autarquia e a rede escolar, pois as crianças são multiplicadoras de informação e levam o aprendizado para casa, conversando com os pais, irmãos e colegas. É uma contribuição para a formação das novas gerações.

Desde 2011, o Semae recebeu 7.512 visitantes, sendo 62% de escolas municipais, 14% de escolas estaduais, 19% de escolas particulares e 5% de Organizações Não Governamentais (ONGs). (Julio Nogueira)

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome