A Höganäs investirá R$ 50 milhões na modernização da unidade fabril de Mogi das Cruzes e, com isso, deve gerar até 200 empregos nos próximos quatro anos. O anúncio foi feito na sexta-feira (27/04) pela manhã pelo presidente da empresa no Brasil, Adriano Machado, durante evento realizado no gabinete, com a presença do prefeito Marcus Melo. Fabricante de pós metálicos, a Höganäs é líder mundial neste setor e a fábrica mogiana, instalada em Cezar de Souza, responde por 90% da produção do grupo na América do Sul.
“Vamos modernizar nossa produção e isso representará mais tecnologia para a empresa em Mogi das Cruzes. Quando nos perguntam o que a Höganäs produz, nós respondemos que estamos presentes em diversas áreas, desde a farinha de trigo, que leva o ferro como nutriente, produzido por nós, até componentes uitlizados em automóveis e aviões”, comentou Machado, ao lado do diretor Júlio Carmazen, que será responsável pelo projeto de modernização.
Fundada na Suécia há 220 anos, a Höganäs se instalou na cidade em 1999, a partir da aquisição da empresa Belgo Mineira. Em 2001, parte da produção de Mogi das Cruzes chegou a ser transferida para Jacareí. Mas em 2005, a diretoria optou pelo retorno da produção e também dos funcionários para Mogi. Em 2008, a empresa ampliou seu parque fabril na cidade em 5 mil metros quadrados, o que contribuiu para elevar sua produção. De acordo com Adriano Machado, hoje a Höganäs emprega 175 funcionários diretos e cerca de 200 indiretos no município.
O prefeito Marcus Melo agradeceu a Höganäs pelo anúncio e frisou que um dos principais objetivos da Administração Municipal é atrair novos investimentos, que se refletem em empregos e divisas para o município: “Tenho visitado as empresas da cidade e entendo que um setor empresarial forte é fundamental para que qualquer município progrida e evolua, e é isso que estaos fazendo aqui em Mogi das Cruzes”, salientou, ao lado do presidente da Câmara, Pedro Komura, e do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Social, Clodoaldo de Moraes.
A empresa está bem colocada no ranking do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em Mogi das Cruzes, ocupando a 21ª posição entre as que mais contribuem com valor adicionado, com um total de R$ 51.695.618,00 (dados de 2016). Também prestigiaram o evento desta sexta-feira o vereador Edson Santos, os secretários municipais Nilo Martins Guimarães (Esportes e Lazer), Daniel Teixeira de Lima (Verde e Meio Ambiente) e Marcos Regueiro (Gestão), além de José Francisco Caseiro e Manoel Camanho, representando a Regional do Ciesp. (Marco Aurélio Sobreiro)
Conheça o portal de anúncios Será que Tem?