Por: Gabriella Pires
Durante o Mês da Mulher, comemorado em março, a Prefeitura de Diadema oferecerá diversos serviços e atividades às mulheres do município. Peças teatrais, rodas de conversa, palestras, dia da beleza, intervenções artísticas e exposições são algumas das atrações que acontecerão de 5 a 29/03. No dia 7, quarta-feira, das 13h30 às 17h, será realizada a abertura oficial do mês, no auditório do Quarteirão da Saúde.
O tema deste ano é “O empoderamento da mulher nas políticas afirmativas dentro do Município” e foi escolhido para apresentar às munícipes os diversos serviços que Diadema oferece para a mulher. “Mesmo quem mora perto de uma Unidade de Saúde, às vezes, não sabe que ela oferece atividade específica para a mulher. Queremos mostrar que a cidade possui espaços especiais para elas”, explica a coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres, Fernanda Faustino. “Não só conhecer lugares como se autoconhecer. É um tempo para a mulher olhar para si mesma. Cuidar-se e aumentar sua autoestima”, conclui.
Destinado totalmente as mulheres, o objetivo é a prestação de atendimento básico relacionado à saúde da mulher, como exames, atendimento psicológico, jurídico e estético e atividades educacionais, esportivas e culturais. As ações são abertas para toda a população e não é necessário se inscrever para participar.
Há diversas atrações no evento. No Dia Internacional da Mulher, 08/03, o Terminal de Diadema contará com a exposição “Bonecas Silenciosas”, intervenções com megafone e panfletagem. No mesmo dia, o Cine Eldorado exibirá filmes com protagonistas femininas, sendo Valente, às 14h, e Um limite entre nós, às 15h30. No dia 15/03, o grupo de Teatro da Casa Beth Lobo apresentará o espetáculo “As Diversas Facetas da Violência Contra a Mulher” na Praça Céu das Artes, às 14h. A tradicional caminhada com as mulheres da cidade acontecerá no dia 17/03, na Praça Redondão, a partir das 8h. Clique aqui e confira a programação completa.
O evento, organizado pela Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres é feito em parceria com as Secretarias de Saúde, Defesa Social, Segurança Alimentar, Assistência Social e Cidadania, Esportes e Lazer e Cultura e com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, o Conselho Educacional da Condição Feminina, Associação de Mulheres pela Paz Mundial e Fundação Florestan Fernandes.