Construir ou reformar não são tarefas fáceis. É preciso ter paciência porque, em alguns casos, pode levar bastante tempo. Além disso, é preciso lidar com a sujeira e se planejar financeiramente para arcar com todas as despesas com tranquilidade.
Na hora de fazer a escolha do piso, é preciso pensar em alguns fatores para optar pelo tipo ideal para os cômodos da sua casa. E, além da funcionalidade, é claro que deve-se levar em consideração a beleza e o estilo que o ambiente deve incorporar.
Os pisos laminados e vinílicos têm feito um sucesso significativo entre os brasileiros. Eles oferecerem diversas vantagens, além de garantirem beleza ao ambiente.
Confira abaixo as semelhanças e diferenças dos pisos laminados e vinílicos:
Fabricação
Os pisos laminados são fabricados a partir de lâminas com microfibras de madeira. Já os vinílicos são feitos de cloreto de vinila, ou o famoso PVC, e podem ser comprados em forma de placas, réguas ou mantas.
Instalação
O piso laminado pode ser instalado com cola especial ou simplesmente encaixado. Ele demanda um contrapiso seco, limpo e nivelado e aceita variações de até 3mm a cada 1,5m.
Desde que a superfície em questão receba uma manta regularizadora (feita de polietileno), é possível instalá-lo sobre pedra, concreto ou cerâmica. Além disso, é importante ressaltar que deve haver um espaço de dilatação entre as bordas e a parede.
Já os pisos vinílicos só apresentam boa performance se instalados em um contrapiso seco e rigorosamente nivelado. Caso a superfície não esteja nessas condições, é possível aplicar uma massa niveladora composta por cola e cimento e criar a superfície ideal para a instalação.
Limpeza e manutenção
Recomenda-se utilizar aspirador de pó e vassouras com cerdas macias para realizar a limpeza dos pisos laminados. Como esse tipo de piso não é resistente a quantidade abundante de água, o ideal é utilizar um pano úmido (é imprescindível torcê-lo o máximo possível) e um pouco de sabão neutro, caso queira fazer uma limpeza mais pesada.
Os vinílicos também não resistem à exposição constante à água (que pode acumular entre as réguas), mas são um pouco mais resistentes do que os laminados. Dessa maneira, é possível utilizar um pano úmido com sabão neutro sem muitas preocupações.
Vantagens e ambientes ideais
Os dois tipos de pisos são indicados para áreas internas, como salas, quartos e escritórios residenciais. Além disso, eles também podem ser adotados em lojas, restaurantes e escritórios comerciais.
Eles oferecerem um conforto térmico que se adequa à temperatura do ambiente, evitando o choque de contato. Também são ótimos isolantes acústicos (o vinílico ainda mais que o laminado), fator que deixa o ambiente significativamente mais silencioso e, por isso, são muito indicados para apartamentos.
E, claro, a instalação é bastante rápida e prática, além de produzir pouca sujeira. Como você já sabe, a limpeza também pode ser feita de maneira simples e rápida, mas sempre se lembrando de nunca utilizar quantidade abundante de água.
No mais, eles são ótimas opções para quem não abre mão de um ambiente bonito, sofisticado e aconchegante. Além disso, apresentam mais resistência e custo inferior quando comparados ao piso feito unicamente de madeira.
No momento de uma construção ou reforma, vale conferir acabamentos para pisos laminados, rodapé, entre outros materiais e itens necessários que possam criar um ambiente confortável, bonito e aconchegante.
Website: http://www.telhanorte.com.br/pisos-e-revestimentos