Inovando na decoração com rodapés diferentes

Veja como decorar seu ambiente com os rodapés.

0
742
SB post

O rodapé é um complemento necessário e fundamental para dar acabamento e proteger a parede dos desgastes. Mas, além de proporcionar uma proteção na região das paredes e do piso, os rodapés ganharam, nos últimos anos, designs modernos e evidência na decoração de pisos e revestimentos.

Tanto o gesso como o rodapé são materiais versáteis que podem ser usados de diversas maneiras para aplicação em diferentes cômodos. É possível criar ambientes sofisticados e exclusivos, a fim de renovar a decoração da casa com praticidade.

Que tal inovar na decoração e investir em rodapés diferentes? Preparamos um texto com várias dicas para deixar sua décor ainda mais charmosa.

Escolhendo o material

Sempre surge aquela dúvida sobre o tipo de material a ser utilizado nos rodapés. É importante se atentar a pequenos detalhes para não errar na escolha.

Ao contrário do que se pensa, o rodapé não deve necessariamente ser do mesmo material do piso. Quando se trata de decoração, o truque é usar o bom senso e brincar um pouco para criar um ambiente mais elegante. Podemos escolher entre as seguintes opções:

Madeira: é o modelo mais tradicional e perfeito para ambientes com decoração clássica. O ponto fraco desse material está na durabilidade, já que a madeira é suscetível a cupins e umidade. Além disso, ela possui aplicação restrita, podendo ser utilizada somente em áreas secas, como salas e quartos.

Cerâmica: disponível em diversos tamanhos e numa ampla gama de cores. Seu material versátil pode ser instalado em ambientes secos e úmidos.

Sua grande vantagem está no preço, já que a cerâmica tem valor mais baixo. Por isso, o rodapé de cerâmica pode ser uma boa opção para quem busca economizar na obra ou reforma.

PVC: excelente durabilidade, mantendo-se em bom estado por mais tempo. Há diferentes cores de rodapé PVC, o que possibilita inovar na decoração e trabalhar com tonalidades que fogem do óbvio.

Granito, mármore e porcelanato: os rodapés de pedra estão entre os favoritos quando a ideia é tornar o ambiente mais sofisticado. São versáteis, e podem ser instalados em áreas secas ou molhadas, como salas, cozinhas e banheiros.

O modelo ideal

Quando o rodapé deixou de ser apenas uma proteção, ele passou a ser um item fundamental na decoração. A ideia é usar o elemento destacando as diferenças de materiais e de cores, e marcar o perímetro do ambiente.

São inúmeras as opções de acabamento que devem ser escolhidas de acordo com o tipo de decoração do ambiente. Podem ser lisos, apresentar frisos negativos, ou podem ser sobrepostos, retos ou abaulados.

Tamanho e cores

Podemos encontrar rodapés disponíveis em tamanhos pequenos, médios e grandes. As versões média e grande são perfeitas quando o pé direito do imóvel é alto. Caso o pé direito não seja maior, o que costuma acontecer principalmente em apartamentos novos, opte pelo rodapé pequeno.

É possível encontrar em diferentes cores, desde as neutras até as vibrantes. Para uma decoração clássica, prefira rodapés em tons como branco ou terroso. Caso seja moderna, as tonalidades vibrantes são uma opção superdespojada.

Gostou das nossas dicas de decoração para rodapés? Temos certeza de que com essas dicas sua décor vai ficar supersofisticada e bonita.

Website: http://www.telhanorte.com.br/pisos-e-revestimentos/acabamentos-para-piso/rodapes

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome