Faça você mesmo: aplicando papel de parede

Veja como é simples e prático mudar a sua decoração

0
1036
SB post

Para quem está pensando em dar uma repaginada na decoração da casa, mas não que gastar muito, optar pelo papel de parede pode ser uma ótima maneira para mudar o visual.

Hoje em dia, é possível encontrar uma imensa variedade de estampas, cores, estilos e texturas de papel de parede para quarto, sala, cozinha e outros ambientes. Com tantas opções, você com certeza encontrará uma que lhe agrade e combine com o ambiente que deseja repaginar.

O papel de parede é muito fácil de aplicar e não gera muita sujeira. Porém, para te ajudar nessa tarefa, preparamos um passo a passo bem fácil para você! Veja só!

Tipos de Papel de Parede

Antes de começar o passo a passo, confira os principais tipos de papel de parede:

Tradicional: feito de celulose (papel), possui diversos padrões de estampas e é indicado para lugares secos, como quartos e salas.

TNT: é como chamam os papéis de parede que imitam tecido, mesmo não sendo um tecido adesivo. É feito de fibras de poliéster e celulose e sua limpeza deve ser feita com detergente e um pano úmido.

Vinílico: Esse tipo de papel possui maior resistência, além de ser impermeável. Pode ser brilhante, matificado, metálico ou com relevo, oferecendo infinitas opções de decoração. Por ser bem resistente à luz, umidade e contar com uma boa durabilidade, é o mais indicado para ambientes úmidos.

Primeiro de tudo: Materiais

Antes de começar, é preciso separar todos os materiais que você vai precisar.

– Materiais
– Escada;
– Tesoura;
– Pano úmido;
– Pano seco;
– Fita métrica;
– Espátula para cortar;
– Estilete afiado.

Para colocar papel de parede sem adesivo, você vai precisar de:
– Cola em pó (100g por cada 30 m²);
– Água;
– Balde para diluir a cola;
– Rolo de pintura.

Passo 1
A primeira coisa é deixar a superfície da parede totalmente livre de sujeira e imperfeições. Lixe, se for necessário, passe um pano úmido e deixe secar naturalmente. Se estiver sem imperfeições, já está pronta para receber o papel de parede.

Obs.: se a sua parede estiver descascada ou com imperfeições por conta de furos e outros motivos, o ideal é uniformizar a superfície com massa corrida antes de lixar.

Passo 2
Meça toda a área onde o papel de parede será aplicado e corte o papel nos tamanhos equivalentes que você irá precisar. O indicado é deixar sobrar cerca de 10 cm como margem de erro; tanto na parte de cima, quanto na parte de baixo.

Passo 3
Caso opte por usar o papel de parede sem adesivo, misture a cola em pó com a água em um balde; seguindo as instruções da embalagem da cola. Depois aplique-a do centro para fora do papel com o rolo de pintura.

Passo 4
O segredo é começar pela parte superior e continuar aos poucos com o restante. Use um pano seco para auxiliar na colagem, isso evita que fiquem bolhas no decorrer do processo. Cole com cuidado até o chão e verifique se não está torto. Na hora de cortar o papel – se ele for estampado – lembre-se de deixar sempre uma folga de 10 cm a mais do que a altura da parede, assim você conseguirá encaixar o desenho entre uma coluna e outra.

Passo 5
Repita o processo até preencher toda a área desejada. Caso forme bolhas, fure com um alfinete e passe a espátula na área até a falha sumir. Use o pano seco por cima para verificar se não há nenhuma imperfeição ou excesso de cola.

Passo 6
Para finalizar, use a espátula para limitar firmemente o início e fim do papel de parede. Ainda com o auxílio da espátula, corte o excesso do papel de parede. Puxe com muito cuidado o excesso assim que tiver certeza que o estilete separou totalmente as áreas.

Viu como é fácil aplicar o papel de parede? Então comece a pesquisar agora mesmo e veja quais opções de papel de parede mais combinam com o seu estilo!

Website: https://www.telhanorte.com.br/decoracao

Conheça o portal de anúncios Será que Tem?

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome