
Para quem está pensando em dar uma repaginada na decoração da casa, mas não que gastar muito, optar pelo papel de parede pode ser uma ótima maneira para mudar o visual.
Hoje em dia, é possível encontrar uma imensa variedade de estampas, cores, estilos e texturas de papel de parede para quarto, sala, cozinha e outros ambientes. Com tantas opções, você com certeza encontrará uma que lhe agrade e combine com o ambiente que deseja repaginar.
O papel de parede é muito fácil de aplicar e não gera muita sujeira. Porém, para te ajudar nessa tarefa, preparamos um passo a passo bem fácil para você! Veja só!
Tipos de Papel de Parede
Antes de começar o passo a passo, confira os principais tipos de papel de parede:
Tradicional: feito de celulose (papel), possui diversos padrões de estampas e é indicado para lugares secos, como quartos e salas.
TNT: é como chamam os papéis de parede que imitam tecido, mesmo não sendo um tecido adesivo. É feito de fibras de poliéster e celulose e sua limpeza deve ser feita com detergente e um pano úmido.
Vinílico: Esse tipo de papel possui maior resistência, além de ser impermeável. Pode ser brilhante, matificado, metálico ou com relevo, oferecendo infinitas opções de decoração. Por ser bem resistente à luz, umidade e contar com uma boa durabilidade, é o mais indicado para ambientes úmidos.
Primeiro de tudo: Materiais
Antes de começar, é preciso separar todos os materiais que você vai precisar.
– Materiais
– Escada;
– Tesoura;
– Pano úmido;
– Pano seco;
– Fita métrica;
– Espátula para cortar;
– Estilete afiado.
Para colocar papel de parede sem adesivo, você vai precisar de:
– Cola em pó (100g por cada 30 m²);
– Água;
– Balde para diluir a cola;
– Rolo de pintura.
Passo 1
A primeira coisa é deixar a superfície da parede totalmente livre de sujeira e imperfeições. Lixe, se for necessário, passe um pano úmido e deixe secar naturalmente. Se estiver sem imperfeições, já está pronta para receber o papel de parede.
Obs.: se a sua parede estiver descascada ou com imperfeições por conta de furos e outros motivos, o ideal é uniformizar a superfície com massa corrida antes de lixar.
Passo 2
Meça toda a área onde o papel de parede será aplicado e corte o papel nos tamanhos equivalentes que você irá precisar. O indicado é deixar sobrar cerca de 10 cm como margem de erro; tanto na parte de cima, quanto na parte de baixo.
Passo 3
Caso opte por usar o papel de parede sem adesivo, misture a cola em pó com a água em um balde; seguindo as instruções da embalagem da cola. Depois aplique-a do centro para fora do papel com o rolo de pintura.
Passo 4
O segredo é começar pela parte superior e continuar aos poucos com o restante. Use um pano seco para auxiliar na colagem, isso evita que fiquem bolhas no decorrer do processo. Cole com cuidado até o chão e verifique se não está torto. Na hora de cortar o papel – se ele for estampado – lembre-se de deixar sempre uma folga de 10 cm a mais do que a altura da parede, assim você conseguirá encaixar o desenho entre uma coluna e outra.
Passo 5
Repita o processo até preencher toda a área desejada. Caso forme bolhas, fure com um alfinete e passe a espátula na área até a falha sumir. Use o pano seco por cima para verificar se não há nenhuma imperfeição ou excesso de cola.
Passo 6
Para finalizar, use a espátula para limitar firmemente o início e fim do papel de parede. Ainda com o auxílio da espátula, corte o excesso do papel de parede. Puxe com muito cuidado o excesso assim que tiver certeza que o estilete separou totalmente as áreas.
Viu como é fácil aplicar o papel de parede? Então comece a pesquisar agora mesmo e veja quais opções de papel de parede mais combinam com o seu estilo!
Website: https://www.telhanorte.com.br/decoracao
Conheça o portal de anúncios Será que Tem?