Fazer os seus próprios móveis é uma ótima forma de passar a sua personalidade para a sua casa. E isso pode ser mais fácil do que você imagina. Sabia que dá para fazer uma estante em um único dia e usando materiais bem simples? A Paloma Cipriano ensina hoje a fazer uma estante para sala usando apenas trilhos de cremalheira e placas de madeira. Dá pra renovar a decoração da sala, do quarto e até do escritório com esse modelo superfuncional. Vem aprender o passo a passo.
Você vai precisar de:
1) Fita métrica
4) Buchas e parafusos
5) Trilhos de cremalheira
6) Mão francesa de encaixe
7) Martelo de borracha
8) Placas de madeira OSB
#1 Meça o espaço que será utilizado para a estante
Comece medindo o espaço que será usado para a instalação da estante. Isso é fundamental para saber o tamanho e quantidade dos materiais que serão utilizados. Para uma parede de 2 metros de comprimento, você pode utilizar quatro trilhos e montar uma composição bem distribuída. Meça a altura em que você quer que cada prateleira fique e marque com um lápis os pontos que serão furados.
#2 Como instalar os trilhos de cremalheira
Os trilhos de cremalheira devem ser instalados na parede para receberem as mãos francesas, que serão os suportes das prateleiras. A instalação é muito simples: é só aparafusar o trilho na parede de forma vertical e encaixar cada mão francesa nos furos do trilho. Use os furos redondos para aparafusar os trilhos na parede, que já deve estar marcada com lápis.
#3 Você pode utilizar mãos francesas de diferentes tamanhos
O mais legal da estante de cremalheira é que você pode usar prateleiras de diferentes tamanhos para brincar com a composição. As mãos francesas maiores podem ser usadas para fazer uma escrivaninha, enquanto as mais curtas vão funcionar como apoio para as prateleiras superiores. Use um martelo para fixar bem as mãos francesas no trilho.
#4 Abuse da criatividade na hora de escolher as prateleiras
Você pode escolher o tipo de placa de madeira que será usada para fazer suas prateleiras. A Paloma usou placas de OSB – um tipo de compensado com lascas de madeira – de diferentes tamanhos, para criar um visual bem inovador. Uma boa dica é começar a encaixar as prateleiras superiores e ir descendo. Assim, você terá espaço para colocar todas as prateleiras sem problemas.
E aí, animou para começar a construir a sua?
Conheça o portal de anúncios Será que Tem?