Conheça o Sistema de Jardim Vertical que os Arquitetos Amam

Esse artigo mostra os benefícios e como os Arquitetos tem utilizado sistema Hidropônico, considerado o melhor sistema de Jardim Vertical Natural.

0
565
SB post

Garantir o perfeito funcionamento e durabilidade do sistema de montagem e irrigação pode ser a diferença entre o sucesso ou o fracasso do projeto.

Jardim Vertical Hidropônico, por que é o preferido dos Arquitetos?

Um dos principais problemas que um arquiteto enfrenta na hora de especificar um Jardim Vertical em um projeto é decidir qual sistema utilizar. A falta de informação relevante sobre os vários métodos existentes não ajuda na tomada de decisão, de modo que torna o processo de triagem complicado.

A seleção de um método de construção que garante o perfeito funcionamento e durabilidade do sistema de montagem e irrigação pode ser a diferença entre o sucesso ou o fracasso do projeto.

Este sistema existe e é conhecido como F+P. De eficácia comprovada em mais de quinhentos jardins verticais espalhados por todo o mundo, o sistema F+P é baseado em hidroponia, ou seja, a técnica de cultivar plantas sem solo, em que as raízes recebem uma solução nutritiva balanceada que contém água e todos os nutrientes essenciais ao desenvolvimento da planta. Isso permite adaptar as vegetações naturais facilmente às fachadas e paredes internas com qualquer grau de inclinação.

O sistema F+P foi criado e patenteado pela companhia mexicana Paisajismo Urbano. No Brasil, a única empresa com permissão, tecnologia e conhecimentos necessários para implantar este tipo de sistema é a Vertical Garden.

Quais são os passos de montagem do Jardim Vertical?
A principal inovação do F+P é a fixação da vegetação utilizada no Jardim Vertical. O processo é composto de quatro camadas e o sistema de irrigação:

• 1° ripa de metal;
• 2° painéis impermeáveis;
• 3° painéis duplos de tecido sintético (que também serve de apoio e substrato para hidroponia)
• 4° camada de vegetação.

Depois, é feita a instalação e a programação do sistema de irrigação, projetado de acordo com as características do Jardim Vertical – considerando todos os equipamentos necessários para o perfeito funcionamento como válvulas, filtros, reguladores de pressão etc. O sistema pode ter conexão com a internet para controlar remotamente a irrigação.

O conjunto de irrigação fica localizado na camada dos tecidos, permitindo fácil acesso em caso de um eventual ajuste. Esta disposição em camadas é muito leve, com um peso médio de 35 Kg/m². Outra vantagem é que entre as camadas há bolsas de ar (que servem como ar-condicionado natural) e favorecem o crescimento das plantas sem que estas encostem na fachada. Isso evita os perigos de umidade ou danificação do edifício.

Quais as vantagens do Jardim Vertical Hidropônico?

O sistema hidropônico garante que haverá baixa manutenção no Jardim Vertical. Quando necessária, é simples, basta substituir algumas plantas. Todas essas vantagens são relacionadas a um moderno sistema de monitoramento remoto pelo qual é possível intervir, se houver necessidade, na irrigação ou nos ajustes na composição dos nutrientes.

Quando as condições são boas, as plantas se desenvolvem na sua plenitude. Este sistema favorece a interação entre elas, permitindo que novas espécies introduzidas no Jardim Vertical se adaptem ao ambiente imediatamente. Portanto, para a eficácia do projeto, é essencial a correta seleção das plantas. Por esta razão, a escolha é feita de forma personalizada, levando-se em conta fatores como clima, local de aplicação, vegetação nativa, quantidade de luz e umidade ideal que cada espécie de planta precisa. Os materiais utilizados na instalação de nosso sistema são duráveis ​​e de alta qualidade. Estima-se que pode ser mantido em perfeitas condições durante mais de 50 anos. Eles estão preparados para condições climáticas adversas, como mudanças de temperatura, exposição solar prolongada ou ventos fortes.

A instalação é rápida e fácil!

É necessário apenas que a área onde estarão localizadas na fachada tenha uma saída de água para a instalação da irrigação e uma calha para conduzir os líquidos. Finalmente, o espaço onde fica o ponto de controle do sistema deve estar protegido. Se tiver as condições descritas acima, o tempo estimado para construção de 100 m² é de aproximadamente 20 dias.

Website: https://www.verticalgarden.com.br/jardim-vertical-natural

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome