10 passos para organizar de vez sua cozinha

0
624
SB post

A cozinha é uma das áreas da casa em que a organização tem papel fundamental. Dependendo do número de moradores e da rotina de cada um, manter o ambiente em ordem pode se tornar um desafio. Para ajudar nessa missão, a Etna convidou a personal organizer Margo Belloni para elaborar um passo a passo para a organização completa da cozinha, incluindo despensa e geladeira. Veja a seguir:

 Dicas 1

 


Para começar o processo de organização, é fundamental poder visualizar tudo o que se tem. Divida a cozinha em 3 partes: armários, despensa e geladeira. Esvazie e concentre-se em uma de cada vez.

 Dicas 2

Em inglês, o termo é declutter. Significa, em tradução literal, destralhar. Descarte tudo o que não usa, como potes sem tampa, panelas muito gastas, copos destoantes de conjuntos. “Livre-se de coisas que foram da sua avó, da sua madrinha. Se há objetos que têm um significado emocional muito grande, eleja os mais importantes, que podem se transformar num item de decoração. Não duplique itens como abridor de latas, espremedor de limão, espremedor de alho, etc. Tenha tudo de uma unidade e em ótimo estado. Assim, quando esses objetos começarem a indicar sinais de desgaste, você poderá se desfazer deles e colocar um novo lugar sem muitos dramas.”, ensina Margo.

 Dicas 3

A cozinha é a área da casa onde mais se concentram produtos com data de validade. Verifique tudo e jogue fora o que já expirou. É importante fazer uma varredura completa na despensa, geladeira e freezer. Atenção especial a temperos, vitaminas e congelados.

 Organize armários de cozinha!

 Dicas 4

Organizar é dar um lugar a cada coisa. Arrumar é colocar os objetos de volta ao seu lugar de origem. Agora que você está com aquilo que realmente usa à sua disposição, dê um lugar a cada coisa seguindo um padrão lógico. Na despensa, por exemplo, você pode agrupar os itens como snacks e lanchinhos em um cesto, os enlatados em outro cesto e assim por diante. “Na geladeira, utilize bandejas acrílicas, que podem ajudar no dia-a-dia. Você pode ter em uma tudo o que usa no café da manhã, como geleias, requeijão, sucos, leite, assim facilita a retirada dos mesmos quando forem levados à mesa.”, orienta Margo.

 Dicas 5

Os potes de acrílico são perfeitos para acondicionar alimentos. Além de preservarem a qualidade de produtos como grãos, bolachas, farinhas e doces, os potes servem para uniformizar o espaço. Para Margo, essa padronização é vital no processo de organização: “Tudo que se torna unificado causa a sensação de tranquilidade e esse é um dos objetivos principais da organização”.

 

 Dicas 6

Os organizadores chegaram para otimizar os espaços. Para a cozinha, há organizadores específicos, como porta-latas, bandejas giratóriaspara geladeiras e cestos, que permitem agregar itens que ocupariam muito mais espaço quando soltos em uma gaveta ou prateleira. Para deixar tudo em ordem, aposte nos organizadores.


Organize a geladeira

 Dicas 7

Na hora de arrumar a despensa, siga algumas premissas. Agrupar os produtos por categorias é a primeira delas. “Você pode manter uma lista na porta da despensa com os itens que comprou e pode ir ticando quando usar, esse procedimento pode ajudar na hora de fazer uma nova compra. Organize os alimentos pelas datas de validade, os que vencem primeiro ficam à frente. Setorize, latas com latas, embalagens de saquinhos em cestinhas e organizados pelo vencimento, assim você economizara tempo quando estiver cozinhando e saberá exatamente os ingredientes que tem para determinada receita.”, orienta Margo Belloni.

 Dicas 8

Os organizadores também são ideais para a geladeira e freezer e agrupar os itens por categoria funciona igualmente bem. A personal organizer dá algumas dicas para o espaço: “A geladeira deve ser limpa conforme a rotina de compras. Se você faz feira ou sacolão toda semana, ela deve ser limpa antes de você guardar as compras feitas. Preocupe se com itens que tem data de validade breve, deixe-os sempre ao alcance de seus olhos e mãos.”


 Organize armários de cozinha!

 Dicas 9

Depois de tudo acondicionado, uma boa pedida é rotular seus potes. Utilize aqueles que já possuem o nome do item guardado ou faça etiquetas com o nome e também com a data de validade do alimento. Você pode optar também por canetas específicas e etiquetas lousa, por exemplo, que podem ser apagadas e renovadas.

 Dicas 10

Quando cada área está organizada, manter a ordem tende a se tornar uma tarefa muito mais simples. “A melhor dica que posso deixar para manter a organização é: faça essa mudança de dentro pra fora. Coloque os objetos em seu lugar imediatamente após o uso. Criando esse hábito de “fazer agora” você verá que será mais fácil manter seus objetos em ordem e a sua rotina também.”, finaliza Margo.

 Dicas

 Margo belloni

Margô Belloni

A arquiteta e organizadora pessoal Margô Belloni é formada em Arquitetura e Urbanismo pela FAAP. Desde a infância, costumava organizar seu guarda-roupas e de toda a família. Ao perceber que tinha vocação para isso, resolveu investir e aprimorar sua habilidade de organização. Ela acredita que um ambiente organizado e limpo traz qualidade de vida, saúde e aumenta produtividade.

 

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome