Saiba mais sobre o Maracujá Azedo

0
709
SB post

Quem nunca ouviu dizer que suco ou chá de maracujá é bom para acalmar os nervos? Muito conhecido por suas propriedades calmantes, o maracujá azedo vai muito além disso e possui tantos outros benefícios que merece ser mais conhecido e ser o produto destaque da semana no Entreposto Terminal São Paulo (ETSP). É fruto do maracujazeiro, árvore originária do continente americano que possui delicadas flores brancas muito usadas em decoração e que pode ser plantada em quintais e pequenos pomares.

De sabor azedo, o que vai muito bem em bebidas tropicais, o maracujá azedo é um alimento considerado um alimento de baixa caloria e rico em vitaminas do complexo B, cálcio, ferro, fósforo, sódio, potássio, vitamina A e C e fibras. É um alimento considerado 100% aproveitável e de acordo com estudos realizados pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, cada parte do alimento possui nutrientes muito importantes para a saúde. Veja quais são e como aproveitar da melhor maneira possível cada parte da fruta:

Folhas: possuem a maior parte dos ativos que colaboram na ação tranquilizante. Com elas são feitos os medicamentos e chás, porém, não são indicadas para o preparo de chás caseiros.

Casca: rica em pectina, evita picos de insulina, combate o mau colesterol e ajuda no emagrecimento. É consumida na forma de farinha misturada em sucos e iogurtes.

Polpa: rica em nutrientes, seu suco é muito apreciado e serve como ingrediente principal para o preparo de mousses, bolos, molhos para saladas, vinagretes e farofas.

Semente: possui óleo com boa quantidade de ácidos graxos, muito usado na cozinha e em cosméticos, graças a sua ação emoliente, esfoliante e antioxidante.

E de forma geral, é um alimento que auxilia contra problemas estomacais, problemas cardíacos, problemas na visão, envelhecimento e infecção urinária. Mas, o maracujá azedo é calmante mesmo? Sim! Graças aos alcaloides e flavonoides, atua no sistema nervoso central agindo como tranquilizantes, analgésicos e relaxantes musculares, o que também contribui para o combate à depressão, ansiedade e distúrbios do sono.

Destaque desta semana no ETSP, em 2017 foi registrada a entrada de 54.522 toneladas da fruta, tendo uma boa oferta o ano todo e provenientes das cidades de Dom Basílio/BA, Livramento do Brumado/BA, São João do Sul/SC, Jacinto Machado/SC e Sombrio/SC. O preço médio do kilo no atacado, cotado em 09/04, foi de R$2,35.

Com tantas propriedades benéficas para a saúde e podendo ser consumida como sobremesa, acompanhamento, em saladas, sucos, chás e iogurtes, o maracujá azedo é uma excelente opção para começar a fazer parte de sua alimentação hoje mesmo.

Conheça o portal de anúncios Será que Tem?

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome