Originária da Ásia e Austrália, a tangerina foi trazida ao Brasil pelos portugueses no final do século 19, quando foi introduzida primeiro na região litorânea, e depois foi sendo levada para o interior do país.
Seu nome muda de acordo com a região do Brasil: no sul, ela é chamada de bergamota ou vergamota. No centro-sul, São Paulo e norte do Paraná, é chamado de mexerica ou ponkam, enquanto que no Rio de Janeiro é tangerina – como na Bahia.
Já no Espírito Santo faz-se distinção entre a mexerica (Citrus reticulata) e a tangerina ou tangerina-verdadeira (Citrus tangerine), como ocorre na língua inglesa, onde a mexerica é uma mandarin orange e a tangerina é uma tangerine.
Na maior parte do nordeste, é chamada de laranja cravo, e em alguns poucos lugares, como em Curitiba e no litoral paranaense (principalmente em Paranaguá), é chamada de mimosa. Diferenças no nome à parte, a verdade é que são comercializadas no Brasil as principais variedades de tangerinas (C. reticulata Blanco) cultivadas são a cravo, poncã (ou ponkan), dancy e montenegrina.
A tangerina cravo se distingue das demais pela cor da sua casca, mais avermelhada que as outras, seu perfume forte e bem característico, e por ser mais doce e menos ácida que as suas primas. As suas propriedades medicinais mais conhecidas tem ações anti-inflamatórias, diuréticas e tônicas. Também possuem propriedades laxativas, devido à grande quantidade de fibras, devendo ser consumida com o bagaço para melhorar o funcionamento do intestino. Veja outros benefícios:
- Possui efeito diurético, digestivo e tônico.
- É indicada para o tratamento da hipertensão arterial e prevenção da arteriosclerose.
- Suas fibras protegem o organismo de doenças como câncer, diabetes, hipertensão e outras doenças cardiovasculares.
- O chá das folhas é considerado um calmante e pode ser conservado na geladeira por até três semanas.
- As cascas da tangerina são usadas como um tônico para estimular a produção de ácido clorídrico, que ajuda na digestão dos alimentos
- O extrato de tangerina é utilizado para evitar o ressecamento da pele, tratar vasos capilares danificados e estimular o crescimento de cabelos.
- No inverno, por causa da sua riqueza em vitamina C, a tangerina ajuda o corpo a se proteger dos transtornos típicos do período frio, como os resfriados.
- 100 gramas destas frutas fornecem apenas 53 kcal.
Encontrada com mais facilidade nos meses de fevereiro a junho.
Confira outras ofertas e dicas da semana nas mídias sociais (Facebook, blog e Instagram) da Companhia.
Conheça o portal de anúncios Será que Tem?