Os bancos de leite humano de três hospitais municipais estão com os seus estoques abaixo do indicado para o consumo de recém-nascidos e prematuros nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) Neonatais. Diante de tal situação, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de São Paulo tem priorizado o trabalho de conscientização sobre a importância de doações de leite humano, principalmente por meio do programa de Coleta de Leite Humano Domiciliar. Os hospitais municipais com banco de leite humano (BLH) são o “Prof. Dr. Alípio Correa Netto”, o do Campo Limpo e o do Cachoeirinha.
O Hospital Municipal Prof. Dr. Alípio Corrêa Netto, em Ermelino Matarazzo, na zona Leste, necessita mensalmente de 45 litros de leite materno em estoque, porém conta com aproximadamente 20L no momento. A mesma situação ocorre no Hospital Municipal do Campo Limpo, na Zona Sul, com déficit de cerca de 25% do seu estoque regular. Já o Hospital e Maternidade Cachoeirinha, na zona Norte, a coleta se mantém acima dos 50L mensais. No entanto, para continuar com estoque regular para atender às demandas, é preciso um aumento de 30% na coleta.
Nas próximas estações – outono e inverno –, como observado em anos anteriores, as doações de leite tendem a diminuir, prejudicando ainda mais os estoques dos hospitais. Por isso, é de extrema importância o programa de Coleta de Leite Humano Domiciliar.
Programa de Coleta de Leite Humano Domiciliar
Todo o processo para contribuir com o programa é simples: o contato para ser doadora é feito por telefone e, após o cadastro, é realizado exames e entrevista para orientação sobre ordenha e armazenamento do leite. A doadora deve ser saudável e estar amamentando seu bebê.
A doação do leite materno é tão fundamental para os recém-nascidos e prematuros quanto para as mães lactantes. O leite é o alimento mais adequado para suprir a fome e a sede dos bebês, e necessário para seu fortalecimento e desenvolvimento saudável. Já de benefício para a doadora, evita o ‘empedramento’ das mamas, fazendo com que o organismo mantenha a produção de leite.
Todo leite doado é manipulado corretamente pelo BLH, que possui tecnologia para realizar o processo de pasteurização, possibilitando e assim ser distribuído aos recém-nascidos e prematuros internados nas UTIs neonatais.
O programa conta também com uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU-SP), com o slogan “Doar Leite Materno Salva Vidas”, que atua na retirada do leite doado na residência das doadoras. Junto na ambulância vai sempre uma funcionária da enfermagem do BLH e todo equipamento adequado para o armazenamento do leite.
Serviço – Bancos de Leite Humano (BLH)
Hospital Maternidade Prof. Dr. Alípio Correa Netto
Fone: 3394-8046
Hospital Municipal Campo Limpo
Fone: 3394-7693
Hospital e Maternidade Cachoeirinha
Fone: 3986-1011