Entenda como funciona processo de desinfecção de água.

0
1148
Entenda como funciona processo de desinfecção de água
Sistema inteligente de dosagem de cloro: Sistema interligado de bombas dosadoras.
SB post

Falamos aqui no blog há um tempinho, no nosso post de “Como os Biofilmes influenciam na qualidade da sua água”, como a solução biocida (cloração) é importante no controle das bactérias de vida livre nos nossos sistemas de água. Hoje, vamos entender o que é essa solução biocida e como é necessário fazer a manutenção da quantidade certa nos sistemas de água. Vamos falar mais especificamente de um biocida que é amplamente utilizado no tratamento da água de consumo: o cloro.

O que é a solução biocida?

Utilizamos o termo solução biocida para descrever de forma mais geral um determinado agente químico, de origem sintética ou natural, que é utilizado para controlar organismos considerados prejudiciais. Para o biocida ser considerado eficaz, ele deve, mesmo que utilizado em baixa concentração, persistir por um longo tempo após aplicação (teor residual) e ter uma toxicidade reduzida para os seres humanos.

Tipos de Biocida:

Temos uma gama de biocidas disponíveis no mercado. Esses são caracterizados de acordo com seu caráter químico e são classificados em dois grandes grupos:

  • Oxidantes: Tais como ozônio, peróxido de hidrogênio, compostos de cloro.
  • Não-oxidantes: compostos sulfurados, estanho, sais de cobre, aldeídos, sais quaternários de amônio, dentre outros.

A importância da Cloração em sistemas de água:

Nós adicionamos a solução de hipoclorito de sódio à água de consumo com o objetivo de gerar o cloro residual livre (na forma de acido hipocloroso) que vai combater a disseminação de doenças associadas aos microrganismos. O cloro é amplamente utilizado nos nossos sistemas de abastecimento de água por apresentar uma alta eficiência e características importantes para a manutenção da qualidade da água, tais como:

  • É muito eficiente em inativar diversos microrganismos;
  • Assegura um teor residual mesmo após a sua aplicação;
  • Segurança de manuseio, estocagem e transporte;

Como falamos no tópico acima, o cloro é um forte agente oxidante. Isso quer dizer que ele consegue reagir com estruturas extremamente estáveis como lipídios (gordura). Isso é muito importante, porque, como falamos no nosso post sobre “Conheça as bactérias que podem estar presentes em sistemas de água”, as bactérias têm lipídios na composição de sua membrana. O cloro vai penetrar nas membranas celulares para interromper as reações bioquímicas e, assim, destruir os sistemas importantes para a reprodução destes microrganismos.

Quais níveis de cloro são aceitáveis para consumo?

medidor de cloro (Clorímetro)
Técnico utilizando um medidor de cloro (Clorímetro)

A PRC Nº 5, de 28 de setembro de 2017, Anexo XX, estabelece 0,2 mg/L como teor mínimo de cloro residual na água para consumo humano.

Ressaltamos que é necessário ter cautela quanto à concentração apropriada para aplicação.

  • Dosagens abaixo do nível necessário colabora para o desenvolvimento de bactérias na água, podem auxiliar na seleção de microrganismos, consequentemente pode gerar a ocorrência de surtos de contaminação;
  • Concentrações acima do necessário podem ocasionar cheiro e gosto desagradáveis na água, além da sua toxicidade à saúde.

Porque fazer a dosagem de cloro nos nossos sistemas de água para consumo humano?

A responsabilidade das Concessionárias sobre a qualidade da água termina no cavalete. A partir deste ponto, toda a responsabilidade sobre os controles de potabilidade passa a ser do estabelecimento consumidor. A grande problemática disto é que, principalmente em grandes edificações, os pontos mais distantes da rede têm uma perda natural dos teores de cloro residual em função da volatilidade, evaporação e decomposição do produto.

Como garantir que a água está apropriada para consumo?

Além das características químicas que causam a perda natural do cloro, alterações da qualidade da água dos mananciais ou problemas nos sistemas públicos de abastecimento de água potável podem influenciar nas concentrações de cloro que chegam para o consumidor. Mesmo com essas particularidades, podemos controlar a concentração de cloro corretamente por duas ações:

  • Sistemas Inteligentes de Dosagem de Cloro: Realizar o Monitoramento com sistemas automatizados de dosagem de cloro por Bombas Dosadoras permite o ajuste automático das concentrações de cloro sem grandes oscilações;
  • Análises de água: A realização periódica de análises de água é uma ferramenta importantíssima. As análises de Cloro Livre permitem verificar se a quantidade de cloro residual está adequada na água, enquanto as análises microbiológicas identifica a presença das células bacterianas patogênicas (como o grupo Coliformes e a Escherichia coli) e potencialmente patogênicas (como a Legionella) de vida livre. As análises de água são o ponto inicial para a tomada de ações corretivas.

Importante: Se lembra que falamos que o cloro é altamente reativo? O cloro reage com substâncias orgânicas naturais formar os trihalometanos (THMs). Em estudos de laboratório, THMs são conhecidos por danificar a glândula tireóide, causar tumores cancerosos e afetar o sistema nervoso, fígado e rins. Com base nisso além da manutenção da concentração adequada de biocida (cloração) na água por meio de sistemas de dosagem automáticos, recomendamos a aplicação de sistemas que diminuem a quantidade de matéria orgânica na água como sistemas de filtração e a limpeza de caixas d’água e reservatórios com regularidade, para retardar ao máximo a formação de THMs.

Se você ainda tiver dúvidas ou sugestões, não hesite em enviar um e-mail para: marketing@microambiental.com.br

Está com problemas de contaminações microbiológicas na água? Entre em contato conosco e conheça nosso serviço de Cloração por Bombas Dosadoras que combatem os microrganismos, nossos consultores terão o prazer de ajudá-los. microambiental@microambiental.com.br

Este texto foi originalmente desenvolvido pela empresa Microambiental.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome