É seguro investir em leilão de imóveis?

0
169
Leilão de Imóveis
SB post

Quer saber se é seguro investir em leilão de imóveis sem correr risco? Confira este artigo que a Torque preparou especialmente para você.

Imóveis de leilão geralmente são vendidos por um preço abaixo do mercado. Mas sempre surge a dúvida, será que é seguro investir em leilão de imóveis?

Um leilão de imóveis funciona de uma forma muito simples. Um bem é colocado em leilão, que pode ser judicial ou extrajudicial, por até 40% do seu valor de mercado. Normalmente o leilão é divulgado pela Internet e, depois disso, surgem os interessados nesse imóvel. No dia marcado para o leilão, quem der o lance maior torna-se o vencedor e arremata o imóvel.

Todo esse processo tem várias etapas, mas sim, é possível e muito provável que um imóvel seja comprado por um valor bem abaixo do mercado.

Não há como discordar que dá para lucrar alto com leilão de imóveis. Porém, como se trata de investimento financeiro, será que é uma aplicação segura? Será que é seguro investir em leilão de imóveis?

No artigo de hoje veremos que investir em leilão de imóveis é sim seguro e vantajoso financeiramente, desde que feito com critério e com assessoria adequada. Porém, todo investimento vantajoso, tem seus riscos e particularidades. É importante conhecer o processo e estar bem assessorado para minimizar o risco de um mau negócio.

Porque é seguro investir em leilão de imóveis?

Essa modalidade de investimento segue regras definidas em lei que tornam toda a transação clara e transparente. Porém é importante estar ciente de algumas informações referentes ao processo para não haver surpresa na hora da compra.

Leia o edital do leilão

É importante ler o edital do leilão, pois o documento mostra todas as informações relevantes sobre o imóvel e as regras do leilão.

Tais como a descrição de quem está vendendo, os motivos do leilão, formas de pagamento, dívidas existentes do imóvel, se a propriedade está ocupada, condições de visitação, comissão do leiloeiro e outras informações importantes.

Cópia da matrícula do imóvel

Geralmente o edital traz uma cópia da matrícula, na qual devem constar todas as penhoras sobre o imóvel. Veja se a matrícula está atualizada.

É importante que a matricula esteja atualizada junto ao cartório de registro de imóveis, pois esse documento mostra toda a descrição detalhada e histórico completo do imóvel, incluindo penhoras, caso tenha.

As dívidas do imóvel

O vendedor do imóvel deve informar no edital todas as dívidas do imóvel, como condomínio e IPTU.

Porém, nem sempre os valores estão completos ou atualizados. Por isso o interessado no imóvel deve realizar um levantamento por conta própria, pois pode haver  dívidas que o vendedor desconheça.

O Edital deve informar quem responderá pelas dívidas do imóvel, se o arrematante ou se o vendedor. Depende muito do tipo de leilão. Por isso é fundamental, antes de participar do leilão, entender bem as suas regras, consultar a prefeitura referente à dívidas, a administradora do condomínio, e outros possíveis credores.

E se estiver ocupado?

No caso de imóvel ocupado, é responsabilidade do arrematante desocupá-lo. Isso pode ser feito por acordo extrajudicial com o ocupante. Caso isso não seja possível, será necessário o apoio de um advogado para retomar o imóvel. Mas não se assuste, se foi uma arrematação bem feita, a posse será obtida rapidamente.

Como você viu, investir em leilão de imóveis não é simples, mas com o suporte correto, é bastante seguro. Mas vale reforçar, se por um lado é um investimento em um ativo sólido, um imóvel, há riscos que devem ser levados em conta.

TORQUE Investimentos imobiliários é uma assessoria em leilão de imóveis que auxilia na seleção, aquisição segura e uso ou venda de imóveis de leilão.

Ainda tem dúvidas se é seguro investir em leilão de imóveis? Entre em contato com conosco hoje mesmo, será um prazer te mostrar as melhores oportunidades do mercado.

Acesse também as nossa redes sociais e fique por dentro de tudo!

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome