Descubra quais são os 5 móveis que não podem faltar no seu projeto de decoração

0
141
Descubra quais são os 5 móveis que não podem faltar no seu projeto de decoração
SB post

A forma de compor um ambiente tem um grande impacto em diversas questões, como no conforto e organização. Nesse cenário, os móveis desempenham um papel grande importância contribuir com a personalização e funcionalidade.

Desta forma, independentemente do espaço, uma decoração adequada é capaz de potencializar o aproveitamento, em especial, quando o projeto é realizado profissional de confiança.

Sabidamente, há uma série de móveis que podem ser encontrados no mercado, principalmente ao considerar a diversidade de cômodos e necessidades a serem atendidas em meio às estruturas corporativas e residenciais.

Todavia, existem alguns itens que se destacam nesse contexto e exigem uma atenção redobrada no momento da compra, principalmente por causa do seu impacto no ambiente, tais como:

1- Sofá

O sofá é indispensável para salas de estar e de espera, o ideal é que sejam compactos para potencializar o aproveitamento dos espaços. Além disso, itens menores favorecem a troca de posição.

É possível encontrar modelos de dois, três, quatro e até mais lugares, além de alternativas em L.

Há necessidade de avaliar com cautela o item a ser adquirido e o espaço disponível e principalmente, os demais elementos que o compõem.

Em relação a peça, o conforto deve ser sempre testado e ainda mais, é preciso identificar se existe a necessidade de garantir um tecido que seja impermeável.

2- Mesa

Você provavelmente já ouviu falar em mesa para cozinha, sala de jantar, mesa de centro para sala de estar, de canto para corredor e hall de entrada, entre outras possibilidades com essa nomenclatura.

De fato, os modelos compõem uma lista extensa, assim como os materiais e acabamentos atrelados a cada um.

O papel que esse elemento tem nos espaços pode ser predominantemente funcional, decorativo ou um meio termo.

Mas, independentemente desse ponto, é indispensável que a qualidade seja priorizada, assim como a compatibilidade com o objetivo da instalação.

3- Prateleira

As prateleiras são cruciais para a organização, principalmente de quartos e da sala de estar.

Uma vez que podem ser instaladas de maneiras variadas, há possibilidade de atender as particularidades de muitos proprietários.

Os nichos também são considerados por muitas pessoas como prateleiras, mas são encontrados em formatos variados, como retangular, redondo e quadrado.

Além disso, devido às formas apresenta como grande vantagem a possibilidade de ser montado em sistemas diversos, até mesmo como estantes, que podem ser reduzidas ou expandidas de acordo com as preferências do proprietário.

4- Armário

Já refletiu sobre o número de ambientes que podem contar com um armário? Assim como as prateleiras, esse elemento apresenta grande versatilidade.

Tem um papel importante para o armazenamento, seja em banheiros, cozinhas ou em quartos, além de promover a proteção para os itens e influenciar na estética do espaço devido ao número de acabamentos encontrados.

Afinal, existem as opções com acabamento em vidro, marmorizado, madeira, aço inox, entre outras.

Conforme será visto ao longo do texto, é preciso considerar a resistência para selecionar o móvel para a área adequada, sendo algo que se enquadra em qualquer espaço.

Em relação aos puxadores e maçanetas também deve existir atenção, uma vez que além de viabilizar a abertura das gavetas e das portas, possuem influência no acabamento.

Normalmente o design acompanha as demais peças, porém, é possível apostar em modelos diferenciados.

5- Painel para TV

O painel tem ganhado um grande espaço ao se tratar de projetos para a decoração, principalmente por promover a otimização do espaço e ser disponibilizado de maneiras variadas.

Esse item também se destaca por esconder os fios e ter alternativas totalmente suspensas, o que pode contribuir com a sensação de expansão no local.

Para elevar as chances de resultados positivos, é válido alinhar a os aspectos desse item com os demais do espaço até mesmo com o orçamento de pintura residencial caso exista a necessidade de reforma.

Como os móveis podem ser escolhidos?

Conforme apresentado, os móveis possuem grande relação com a funcionalidade e personalização dos espaços, o que reforça a necessidade de escolhê-los adequadamente.

Entre os fatores que devem ser averiguados, é possível citar:

  • Ambiente;
  • Tamanho;
  • Tonalidade;
  • Material;
  • Peso;
  • Conforto.

É o exemplo de projetos de móveis de madeira para área externa, pois uma vez que esse local pode estar mais exposto à umidade e intempéries.

É imprescindível garantir que o material seja de qualidade e tenha o tratamento adequado para esse tipo de área.

Nesse caso, o ideal é que os móveis tenham finalização em verniz, assim como outros procedimentos que possuem a capacidade de deixá-los com maior resistência.

Quando são colocados próximos da área da piscina ou jardim, os cuidados devem ser redobrados em relação a resistência exigida e sem dúvidas, é preciso planejar a instalação de forma que a segurança também seja proporcionada para o dia a dia.

Essas questões estão associadas essencialmente com o custo-benefício, uma vez que a resistência inadequada pode exigir um número maior de manutenções ou levar a perda precoce do móvel.

Em relação às cores, é válido abordar que além das opções de madeira com tons mais fechados, é muito comum que a mobília dessa área tenha cores neutras.

De qualquer forma, o mais interessante é a ampla lista de possibilidades a serem exploradas ao se tratar de estilos para combinar.

Por exemplo, cores neutras podem ser empregadas na mobília e em elementos como quadros e almofadas, aspectos mais vibrantes podem ser ressaltados.

Ainda mais, dependendo do projeto, assim como em áreas internas, há possibilidade de recorrer ao serviço de uma marcenaria de alto padrão para obter resultados mais sofisticados.

Dicas para planejar a decoração

Se pode perceber que os móveis desempenham um papel importante para a decoração e é muito comum que existam diversas dúvidas nesse cenário.

Embora seja um assunto amplamente relacionado às preferências de cada proprietário, algumas dicas podem fazer grande diferença tais como:

Conte com um profissional

Recorrer a uma consultoria de projetos de arquitetura ou a um designer de interiores pode se mostrar favorável.

Principalmente na hora de fazer escolhas mais assertivas e consequentemente, alcançar resultados mais satisfatórios no planejamento do espaço.

Em caso de dúvidas sobre a divergência entre essas áreas, é válido abordar que os projetos de arquitetura estão associados com o planejamento e execução da estrutura, enquanto o designer de interiores trabalha com a ambientação.

Sendo assim, seja para a instalação de um portão automático deslizante ou para ajustes mais avançados nas estruturas, é imprescindível ter auxílio especializado.

Se preocupe com as medidas

Anteriormente foi abordado que o tamanho dos móveis é um dos aspectos que devem ser considerados no mo momento da escolha e em relação ao espaço a ser decorado, é válido ressaltar que as medidas devem ser tiradas com cautela.

Dessa forma, é preciso ter noção da altura e largura, juntamente com a ideia do que se pretende empregar em cada espaço.

A proporção muda tudo no momento de colocar os móveis e caso as medidas sejam ignoradas, o visual pode ficar desagradável e ainda mais, a circulação do local pode ser severamente comprometida.

Uso inteligente de espelhos

Os espelhos são elementos de grande funcionalidade, porém, podem desempenhar um papel interessante para a decoração, principalmente para espaços pequenos.

Isso se deve ao fato de que a sensação de expansão pode ser promovida, principalmente ao utilizar esses itens na mobília, como no acabamento de armários e até mesmo modelos com grandes dimensões nas paredes.

Vale lembrar que soluções para otimizar espaços mais compactos podem transformar totalmente o dia a dia, principalmente por uma circulação mais livre.

É o exemplo da aplicação de escada metálica caracol, que ocupa uma área pequena ao ser comparada com modelos tradicionais.

Aposte na sustentabilidade

Táticas sustentáveis têm ganhado cada vez mais destaque em diferentes meios, inclusive ao se tratar do setor corporativo.

São medidas que visam a utilização mais consciente dos recursos naturais para atender a preservação e o mais interessante é a diversidade das soluções, não apenas ligadas com a decoração, como também com a funcionalidade do espaço em si.

Um grande exemplo é o uso da eletricidade, em que a aplicação da lâmpada de led embutida pode atribuir maior sofisticação para o ambiente, além de se tratar de uma alternativa mais econômica.

Janelas amplas e materiais translúcidos também podem favorecer um maior aproveitamento da claridade natural.

Como o fechamento de varandas com vidro temperado que também reúne vantagens como maior privacidade para o espaço.

Outra possibilidade a ser explorada e que tem uma maior relação com a funcionalidade, é a instalação de energia solar residencial.

Em que a radiação é captada pelo painel coletor e a energia gerada é conduzida e posteriormente transformada de corrente contínua para alternada para que seja utilizada na frequência adequada.

Com as informações apresentadas ao longo do texto é possível observar a importância de ter um bom planejamento e principalmente, conhecimento na hora de escolher os móveis e decorar os ambientes.

Afinal, o conforto e a harmonia em qualquer ambiente fazem toda a diferença. Por esse motivo, na dúvida é muito importante buscar por auxílio profissional e encontrar a solução que melhor atende suas preferências e necessidades.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome