Conheça as tendências de decoração para 2020

0
1194
Conheça as tendências de decoração para 2020
SB post

Você gosta de decoração e busca sempre investir nas principais tendências do momento? Além dos profissionais da área, cada vez mais pessoas se interessam em conhecer as novidades do segmento.

Afinal, quem não gosta de deixar a sua casa ainda mais bonita e moderna, não é mesmo? 

Para 2020, há uma série de possibilidades que estão ganhando destaque, e podem ser aplicadas na sua residência para deixar o ambiente ainda mais interessante.

Apesar de decoração parecer um sinônimo de grandes gastos, muitas das principais tendências podem ser adaptadas de acordo com o orçamento disponível pelo proprietário do imóvel.

Isso quer dizer que nem sempre o produto mais caro vai ser a única opção para uma casa. É possível encontrar itens com o mesmo aspecto por valores bastante atrativos.

Além disso, como não poderia deixar de ser, as cores são elementos de grande importância nas boas decorações. Elas alegram um ambiente de modo encantador, deixando qualquer cômodo mais bonito.

Sendo assim, pode ser que ao optar pela pintura das paredes, você mude totalmente a aparência de um espaço. Ou seja, não é necessário passar por uma grande reforma para que a sua residência ganhe um novo cenário.

Muitas vezes, o proprietário pode investir em automação de iluminação e alcançar efeitos bastante interessantes para um determinado cômodo da casa e proporcionar um destaque especial no local, sem trocar todos os móveis ou substituir o piso do apartamento inteiro.

Por isso, se você deseja mudar a decoração do seu lar seguindo as principais tendências de 2020, siga na leitura deste artigo para entender mais sobre os conceitos e aplicá-los no seu imóvel.

Decoração disruptível

Uma das grandes tendências para a decoração de casas e apartamentos em 2020 é investir em uma proposta disruptível.

Isso quer dizer que não é preciso seguir linhas de modo simétrico, mas sim apostar em elementos diferentes e com contornos mais naturais.

Um exemplo disso é o uso de piso de cimento queimado na decoração, justamente porque a cor da superfície não fica uniforme, deixando o ambiente destacado e com personalidade.

Nesse sentido, é possível utilizar tapetes, cortinas e almofadas com estampas diferenciadas, e que não precisam seguir o mesmo padrão geométrico.

Assim, o seu cômodo contará com uma das principais tendências decorativas.

Cômodos monocromáticos

O conceito de aplicar um estilo monocromático ganhou grande destaque em 2020. Assim, se antes os ambientes mais coloridos eram super valorizados, agora uma ideia que vem ganhando muitos adeptos é de cômodos monocromáticos.

Se você encomendou um home planejado para sala de TV com aspecto natural da madeira, é indicado que você harmonize essa escolha com os outros móveis do espaço.

Aparadores, mesas de centro e criados-mudos presentes no local devem seguir a mesma linha do home.

Na cozinha, a sugestão é a mesma: a sua mesa, assim como os armários, prateleiras e bancadas devem possui uma cor única, predominando o efeito monocromático.

Em termos de cores, uma das apostas principais de 2020 é o azul, que possui tons interessantes, conferindo um ambiente mais sóbrio ou mais jovial, que deve ser escolhido conforme a preferência do proprietário do imóvel.

Estética orgânica e sustentável

Com a sustentabilidade cada vez mais presente na rotina de muitas pessoas, a utilização de elementos espontâneos e orgânicos é um dos pontos mais valorizados nas tendências decorativas de 2020.

Se você possui uma casa com jardim ou quintal grande, uma boa opção é investir em um paisagismo residencial com forte presença de plantas e elementos em madeira.

Assim, a sua área de lazer ganhará traços bastante naturais, capazes de deixar o ambiente mais agradável e relaxante.

Para quem mora em apartamento, a sugestão é distribuir vasos e plantas nos diferentes cômodos, optando por aquelas que possuem maior resistência para áreas fechadas.

Além disso, uma boa indicação é apostar em materiais recicláveis para compor um cenário totalmente natural no imóvel. Algumas sugestões incluem:

  • Usar garrafas de vidro ou latas como vasos para plantas;
  • Construir uma mesa de centro com pallets;
  • Criar suporte para roupas e mochilas com canos;
  • Reformar móveis, aplicando tintas diferenciadas.

Essa também é uma forma bastante econômica de trazer itens naturais para dentro do imóvel, mudando a decoração do ambiente com produtos que seriam descartados.

Para tornar a sua casa mais sustentável, você também pode investir em outras adaptações no espaço, que podem contribuir para o meio ambiente e resultar em economias para o seu lar.

Um exemplo disso pode ser a instalação de energia solar para ar condicionado, diminuindo o uso da eletricidade de maneira bastante ecológica.

Tecnologia e modernização

Outra forte tendência para a decoração de imóveis em 2020 é a aplicação de elementos tecnológicos e modernos, já que essa é uma característica presente na rotina de muitas pessoas.

Do mesmo modo que é praticamente impossível encontrar alguém que não utilize smartphone atualmente, muitos proprietários investem em aspectos mais modernos para o lar, facilitando o dia a dia da casa.

Assim, é possível aplicar controles de temperatura para automação na casa, e também há quem opte por monitoramento dos cômodos, e a abertura automática de persianas.

Até mesmo os eletrodomésticos entram nessa linha, como no caso das geladeiras inteligentes, que avisam o proprietário sobre a falta de algum produto.

Tudo isso visa garantir o conforto dos moradores, permitindo o controle de vários itens presentes na casa por meio de aplicativos para celular.

Com isso, a tendência de decoração valoriza o uso de elementos tecnológicos, deixando o ambiente mais modernizado e automatizado.

Móveis multifuncionais

A otimização dos espaços da sua casa também é indispensável, não é mesmo? 

Por isso, uma das tendências que mais atraem os proprietários de apartamentos ou casas menores é utilização de móveis multifuncionais.

Isso quer dizer que uma cama que antes possuía apenas a sua função prática, hoje pode conter gavetas e portas que ajudam a organizar o quarto, comportando a guarda de edredons, lençóis e até mesmo de roupas e sapatos.

Desse modo, o espaço do cômodo é maximizado, permitindo que o local ganhe uma área mais ampla e facilite a circulação das pessoas.

Se você vai comprar móveis de plástico para área externa, por exemplo, por que não optar por um produto que sirva tanto como um armário quanto para que os moradores possam se sentar confortavelmente?

Unindo a organização com a funcionalidade, é possível garantir uma decoração interessante para a sua casa.

Colagens nas paredes

Se antes era necessário posicionar quadros e escolher molduras mais trabalhadas para deixar a sua residência bem decorada, as tendências de 2020 indicam o contrário, fugindo dessas características.

Isso porque ela traz para o cenário a aplicação de colagens nas paredes, deixando os ambientes totalmente personalizados.

Mesmo em locais que possuam um serviço de gesso mais clássico, com finalizações mais detalhistas, é possível apostar na fixação de estampas e de adesivos mais jovens e atuais.

Assim, o seu apartamento pode ficar muito mais atual e estilizado, ao contar com figuras mais descoladas, seguindo o estilo urbano visto nas paredes das cidades.

Tom sobre tom

O tom sobre tom é uma tendência de 2020 que visa aplicar cores harmoniosas no ambiente, deixando o cômodo mais elegante e sereno.

Para esse tipo de estilo, é necessário escolher tons que possuam sinergia, fazendo com que um móvel possa se destacar dentro da sala de estar, ou em qualquer outro espaço da casa.

Assim, se você possui paredes com cores mais claras e objetos que sigam a mesma linha decorativa, uma opção é aplicar outros elementos que destoem do cenário, deixando que eles sobressaiam na decoração.

Com isso, você utiliza uma das técnicas mais modernas aplicadas por arquitetos e decoradores em seus projetos, seguindo os padrões atuais.

Bônus: renove os elementos presentes na sua casa

Decorar a sua casa de acordo com as tendências mais recentes do mercado pode ser uma tarefa bastante divertida e interessante.

Não à toa, muitos proprietários encontram nessa possibilidade uma maneira prática de mudar o estilo do imóvel, fazendo com que a sua aparência seja totalmente renovada com elementos modernos e que podem conferir ao local muito mais personalidade.

Para isso, é possível apostar em alternativas que vão garantir um efeito totalmente novo nos seus cômodos. 

Um exemplo disso pode ser o polimento de mármore, onde o piso da sua sala de jantar vai ganhar um aspecto mais brilhante com um serviço rápido de revitalização.

A reforma de um móvel também modifica um ambiente, investindo em cores diferenciadas ou apenas na aplicação de vernizes que devolvem a beleza do material.

Outra possibilidade é tingir as cortinas ou tapetes com cores mais marcantes, fazendo com que um produto de qualidade que você já utilizava ganhe uma aparência renovada.

Desse modo, é possível aplicar as principais tendências de 2020 na sua casa, sem precisar trocar o seu mobiliário ou realizar a substituição de pisos e papéis de parede, por exemplo. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome