Com a chegada da época mais quente do ano e com suas frequentes pancadas de chuva, os mosquitos do gênero Aedes, que são vetores de transmissão da Dengue, Chikungunya e Zika, aceleram seu ciclo reprodutivo. Pensando nisso, vamos dar algumas dicas de cuidados com a sua caixa d’água para evitar a proliferação dos mosquitos do gênero Aedes.
Entendendo o gênero Aedes:
Existem duas principais espécies do gênero Aedes que são de grande preocupação para a saúde pública, por serem transmissores de uma série de doenças: o Aedes aegypti e o Aedes albopictus.
Aedes aegypti:
Este é o mosquito que conhecemos amplamente por transmitir a dengue, mas também é o vetor de transmissão da chikungunya, e zika. OAedes aegypti é extremamente adaptado ao ambiente urbano e tem uma morfologia bem característica por ser menor que os mosquitos comuns, com uma coloração preta e com pequenos riscos brancos.
As fêmeas A. aegypti preferem o sangue humano como fonte de proteína ao de qualquer outro animal vertebrado.
Aedes albopictus:
Este é considerado um vetor secundário, principalmente do vírus da dengue, apresentando características morfológicas muito semelhantes à do Aedes aegypti. No Brasil, ainda não há nenhum registro de exemplares adultos infectados com o vírus da dengue.Mas em países asiáticos, é o responsável por alguns surtos da doença em regiões onde o A. aegypti não é encontrado. Estes têm uma preferência maior por áreas cobertas por vegetação (exofílico) e não apresentou preferência de alimentar de sangue humano ou de qualquer outro animal de sangue quente (mais generalista).
Como ocorre a transmissão de Dengue, Chikungunya e Zika?
O vírus tanto da dengue quanto zika e da chikungunya é transmitido às pessoas através das picadas de mosquitos infectados da espécie Aedes.
Os mosquitos são infectados quando picam uma pessoa infectada pelo vírus. Os mosquitos infectados podem espalhar o vírus para outras pessoas através de picadas. Uma vez que a fêmea é portadora do vírus, há uma grande probabilidade da sua prole nasça infectada (transmissão vertical).
Quais cuidados devemos ter com os nossos caixas d’água e reservatórios?
- Manter seus Reservatórios, caixas d’água, cisternas e poços fechados e vedados;
- Utilizar uma tela caso seu seus Reservatórios, caixas d’água, cisternas ou poços não tenham tampa própria;
- Dosagem de Biocida (cloração): O Ministério da Saúde reconhece que a solução de hipoclorito de sódio na água é eficaz na eliminação de larvas do mosquito Aedes Aegypti. Realizar a manutenção da concentração de solução biocida adequada nos sistemas de água ajuda a eliminar as larvas do mosquito.
Importante: A solução de hipoclorito de sódio na água teve seu mecanismo de ação averiguado pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP) sobre a ação do cloro e seus derivados. O estudo mostrou que o produto impede o desenvolvimento das larvas do mosquito, que acabam morrendo.
- Limpeza de Caixas d’água e Reservatórios: Muitas vezes achamos que apenas o simples ato de secar os reservatórios e caixas d’água inviabiliza o ciclo reprodutivo Aedes Aegypti. Entretanto é preciso fazer a Limpeza de Caixas d’água e Reservatórios, isso porque os ovos do mosquito Aedes Aegypti são muito resistentes e podem se manter viáveis por mais de um ano sem a presença de água.
Ressaltamos que tanto a Dosagem de Biocida (cloração) quanto a Limpeza de Caixas d’água e Reservatórios são importantes também para controlar outros vetores de transmissão de doenças provocadas por bactérias patogênicas (como o grupo dos coliformes) e bactérias oportunistas (como a Legionella e a Mycobacterium), além de controlar o desenvolvimento de biofilmes nos sistemas de água. Além disso, ainda recomendamos a realização periódica de Análises de água para certificar que água está dentro dos parâmetros ideais de consumo e livres de microrganismos.
Outras formas de prevenção:
Vale salientar que para a prevenção eficaz da proliferação dos mosquitos do gênero Aedes é preciso eliminar qualquer tipo de água armazenada que pode se tornar um possível criadouro, como em vasos de plantas, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção entre outros recipientes que possam acumular água.
Também recomenda-se a utilização de repelentes e inseticidas, seguindo as instruções do rótulo. Além disso, a utilização de mosquiteiros proporciona boa proteção para aqueles que dormem durante o dia, como bebês e trabalhadores noturnos.
Precisando realizar a sua higienização e limpeza de caixa d’água semestral? A Microambiental, a partir de tecnologias inovadoras e de ponta, elabora a limpeza de caixas d’água e higienização de reservatórios, de forma rápida e a nossa tecnologia garante a retirada do Biofilme e não compromete o revestimento do seu reservatório.
Este texto foi originalmente desenvolvido pela empresa Microambiental.