
Investir na criação de site é muito importante para as empresas, principalmente ao considerar a popularização da internet e a valorização de que as marcas estejam presentes no mesmo meio em que a audiência.
No entanto, há a necessidade de que uma grande cautela seja tomada, em especial para conciliar fatores como a funcionalidade, design, identidade visual, entre outros elementos variados que envolvem a estrutura.
Por essa razão, é muito comum que dúvidas apareçam no momento de estruturá-lo. Confira a seguir o que não deve ser negligenciado:
Identidade da marca
Um ponto de grande importância para qualquer marca é a sua identidade, seja no seu site ou não.
Se um proprietário necessita de um vidro blindado para carros, por exemplo, e uma oficina têm uma identidade que já o marcou, há grandes chances de recorrer aos seus serviços.
Sem dúvidas, isso é algo que está associado com a construção de um site, uma vez que é preciso trabalhar de forma estratégica a esse fator para que fique ele fique evidente.
De uma forma mais precisa, pode-se considerar um resultado eficaz da implantação da identidade da marca em um site quando o consumidor acessa e reconhece de qual empreendimento se trata.
Para isso, itens como os seguintes são trabalhados:
- Logo;
- Cores;
- Ícones;
- Composições;
- Imagens;
- Tipografia.
Basicamente, são todos os elementos visuais, juntamente com a abordagem escolhida, entre outros aspectos que variam muito de acordo com cada área.
Praticidade no menu
Soma-se a esse cenário a necessidade de ter um menu, que é um elemento básico de qualquer site, mas não qualquer menu: mas sim, um modelo prático.
Afinal, seja um cliente em potencial de uma gráfica para impressão de livros ou de qualquer outro setor, a praticidade nessa área faz toda a diferença no grau de satisfação.
O que reforça ainda mais a exigência de um menu prático no site é o fato de que esse é um dos recursos de maior destaque para viabilizar a navegação, ou seja, é o local em que informações de grande relevância são arquitetadas.
Ainda mais, não há um padrão a ser seguido. Isso porque uma empresa que comercializa itens para construção, como tijolo de concreto para calçada, pode optar por um menu predominantemente horizontal, principalmente se a proposta for uma plataforma mais direta.
Todavia, caso existam diversas opções a serem organizadas, as opções verticais podem ser mais favoráveis, principalmente com os submenus.
Desse modo, cabe aos profissionais avaliarem quais são as alternativas mais viáveis para a marca e seu público.
Design responsivo
Hoje em dia as pessoas utilizam diversos dispositivos para acessar os sites de empresas, desde celulares até computadores.
Naturalmente, as telas apresentam variações notáveis, mas é preciso considerar que criar um site específico para cada uma seria complexo para as empresas.
Imagine, por exemplo, que uma empresa que realiza manutenção de geradores a diesel deseja atender essa diversidade. Nesse caso, um site responsivo seria uma solução interessante.
Afinal, trata-se de uma plataforma que viabiliza uma navegação de qualidade em dispositivos variados devido ao uso de elementos como medidas flexíveis e a verticalização de diversos itens.
Formas claras de contato
Se por um lado ter um site é uma das formas cruciais para alcançar o público no meio digital, por outro, é imprescindível garantir que a plataforma viabilize o contato por outros meios, principalmente para atender visitantes de uma forma ainda mais precisa.
Desse modo, se uma pessoa precisa solicitar uma inspeção cautelar veicular e deseja saber quais documentos são necessários para o início do processo, ao procurar no site um número de telefone ou e-mail, ele poderá entrar em contato com mais facilidade.
Por esse motivo, é de grande importância que os usuários encontrem com facilidade os dados de contato e até mesmo as redes sociais da marca.
Caso os empreendedores busquem otimizar ainda mais as possibilidades de contato, um chatbot pode ser incorporado no site para que o sistema automatizado atenda as principais dúvidas dos usuários.
Área do cliente
Além das alternativas apresentadas, a página do cliente é fundamental. Isso ocorre principalmente para as empresas que trabalham com vendas online, realização de orçamentos ou outras atividades que podem exigir um espaço para o cliente.
Nesse contexto é possível citar uma marca que oferece a modalidade de academia nas empresas e apresenta a opção de “minha conta”.
Nela, os clientes realizam um login com e-mail e senha e podem contar com um atendimento personalizado sobre o serviço contratado.
Naturalmente, há outros exemplos variados, como a área de “meus pedidos” e tudo dependerá do segmento da marca.
Política de compras
Especialmente para empresas que atuam no varejo, é interessante implantar uma área que explique de forma clara a política de trocas, entregas e devoluções.
Essa é uma forma de evitar grandes transtornos e, no caso de empresas que prestam serviços, há possibilidade de contar com uma página que explique o processo de contrato.
Assim como diversos aspectos apresentados ao longo do texto, essa página pode ser adaptada de acordo com o setor.
Isso porque, independentemente de ser uma empresa que realiza a regularização de CNH ou de uma marca de cosméticos, é fundamental que os clientes tenham consciência de como os processos funcionam.
Como priorizar a experiência do usuário?
Um ponto de grande importância nesse contexto, a experiência do usuário consiste na sensação do usuário ao navegar pela plataforma de determinada empresa.
Portanto, é um conceito abrangente, uma vez que envolve desde a atratividade e abordagem até fatores como a facilidade para que as ações sejam realizadas.
Há alguns pilares fundamentais para trabalhar esse conceito na criação do site de uma empresa, como a usabilidade, fluxos de interação e conteúdo.
Sem dúvidas, a usabilidade é imprescindível para que a plataforma seja funcional, uma vez que alinha a praticidade para a navegação. Por esse motivo, tem um grande impacto para a satisfação dos usuários.
De certa forma, todos os elementos estão ligados. No caso de uma empresa que trabalha com soldagem de manutenção e deseja criar um site com uma usabilidade satisfatória, certamente os fluxos de interação também serão envolvidos.
Afinal, referem-se aos passos atendidos durante a navegação e buscam garantir que os usuários saibam por onde seguir de forma clara.
Já em relação ao conteúdo, é válido considerar que com as mudanças no mercado, há uma maior exigência por parte dos consumidores. Em meio a um volume notável de informações, prezar por materiais de qualidade faz toda a diferença.
Por essa razão, o conteúdo relevante é de grande importância em um site institucional. Ainda mais, caso o usuário identifique a ausência de qualidade, a imagem da empresa pode ser severamente comprometida.
Quais são os principais erros na criação de um site?
Caminhos básicos e importantes para atender na criação de um site foram apresentados e, embora não exista um padrão devido a diversidade do mercado, é válido apresentar alguns dos principais erros ao estruturar uma plataforma:
Layout inadequado
É interessante que o layout do site da marca transmita confiabilidade e, para isso, além de viabilizar a implantação de elementos associados com a identidade visual, é indispensável que seja bem organizado e atrativo.
A distribuição inadequada de elementos, assim como problemas na hierarquia de dados e legibilidade de conteúdos podem fazer com que os usuários abandonem a plataforma rapidamente ao acessarem.
Excesso de publicidade
Um meio de alavancar os negócios é implantar anúncios nos sites, porém, a falta de equilíbrio pode comprometer a plataforma, principalmente em relação ao consumo do conteúdo.
Sendo assim, cabe aos profissionais responsáveis pelo site e pelo gerenciamento de táticas comerciais estabelecer a harmonia.
Ferramenta de pesquisa ineficaz
É interessante que os usuários consigam pesquisar um determinado conteúdo no próprio site da marca, o que garante mais praticidade e pode ser vantajoso até mesmo para a empresa.
Afinal, isso evita que as pessoas deixem a plataforma para atender determinadas necessidades.
Por esse motivo, é indispensável assegurar uma ferramenta de busca eficaz, que reúna materiais compatíveis com o termo apresentado de forma ágil.
Lentidão no carregamento
É preciso ter grande cautela para que o site carregue rápido, especialmente ao considerar que esse aspecto, assim como a experiência do usuário no geral, são considerados como fatores de posicionamento para os mecanismos de busca.
A lentidão pode estar associada com diversos fatores, por exemplo, com imagens muito pesadas e fontes diferentes.
Deste modo, a rapidez da página, além de contribuir com uma maior visibilidade, também ameniza as chances de que os usuários fiquem frustrados, o que é de grande importância. Afinal, conforme abordado, esse é um fator decisivo para a eficácia do site.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.