
Os contribuintes de Arujá agora podem emitir a segunda via corrigida de parcelas do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) a partir da leitura de um QRCode localizado ao lado do código de barras do documento que foi entregue, por correspondência, pelos correios.
O escaneamento é seguro e pode ser feito via celular ou tablet. Além do aplicativo QRCode, em alguns aparelhos é possível fazer a leitura utilizando a câmera e clicando no link que aparece sobre a imagem.
A inovação dá mais comodidade ao contribuinte que, por exemplo, perder a data de pagamento e ficar impedido de quitar a parcela porque os bancos não recebem documentos vencidos. Após a leitura do QRCode, a nova via é emitida com valor, linha digitável, código de barras e data de vencimento corrigidos.
Outro ponto positivo é que com a novidade o morador já não precisa ir até órgãos da Prefeitura ou acessar o computador para obter a segunda via.
QRCode
A tecnologia QRCode está sendo utilizada em todos os setores da sociedade para rápido acesso às informações, principalmente agora que as mais recentes atualizações das plataformas Android e IOS incorporaram a leitura do código na própria câmera, sem a necessidade de instalação de aplicativos adicionais.
O termo QR deriva de Quick Response, que em inglês significa ‘resposta rápida’. “Trata-se de uma imagem semelhante a um código de barras, porém de muito mais fácil decodificação para que o usuário tenha acesso à informação naquele exato momento, sem precisar buscar informações nos mecanismos de pesquisa da internet, que muitas vezes não atendem a todas as necessidades”, afirma o secretário adjunto de Processamento de Dados e Informática, Gilson Braz Maiolino.
comunicacao.aruja@gmail.com