A Prefeitura de São José do Campos e a direção do Parque Tecnológico inauguraram, nesta terça-feira (14), o Centro Empresarial 4. O novo espaço, de cerca de 9 mil metros quadrados, vai abrigar empresas de inovação e desenvolvimento tecnológico. Participaram da solenidade empresários e representantes dos governos federal, estadual e municipal.
O diretor geral do Parque Tecnológico, Marco Antonio Raupp, enfatizou a vocação de um empreendedorismo inovador do Parque, fundamental para a região, ao Brasil e com reflexos no exterior. Para ele, a conquista de mais um centro empresarial, nas dependências do Parque, decorre de um processo positivo de construção com a participação de muitos agentes públicos e privados desde 2006.
Rauup ressaltou o apoio da Prefeitura de São José dos Campos como grande parceira, permitindo que hoje já estejam instaladas no Parque cerca de 30 empresas de pequeno e grande portes na área de pesquisa e desenvolvimento tecnológico. Somente da Prefeitura, nos últimos anos o Parque Tecnológico recebeu cerca de R$ 170 milhões em investimentos, considerando o valor do imóvel.
O novo centro empresarial começará abrigando quatro importantes instituições como a Avibras (área de engenharia e tecnologia), Siatt (sistemas de defesa e engenharia aeroespacial), Atech (do Grupo Embraer), DPS (de inovação em próteses médicas), além da ampliação do Cemaden (Centro de Controle e Monitoramento de Desastres Naturais). A previsão é de que as instituições estejam operando no local no início de 2018.
Da área educacional, a mais nova integrante do complexo é a Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo), que já instalou no local uma unidade de seu núcleo presencial.
O Centro Empresarial 4 dispõe ainda de cerca de 4 mil metros quadrados para novas instituições de pesquisa e desenvolvimento que queiram se instalar no Parque Tecnológico de São José dos Campos.