Isso mesmo, mas se você quer ter uma apresentação de sucesso mostre primeiro o último slide de sua apresentação. Na nossa formação escolar e acadêmica, aprendemos a deixar para o final a parte mais importante de nossas idéias. A chamada conclusão ou fecho-de-ouro é, na verdade, o grande interesse de quem vai ouvir sua apresentação. Por isso mesmo, é por aí que devemos começar.
Isso pode soar um pouco estranho, mas se você experimentar verá que ao revelar de cara onde quer chegar em sua apresentação, vai conquistar de imediato o interesse e a atenção das pessoas-chave. Um outro benefício é que com essa estratégia você se tornará muito mais objetivo e sua apresentação será muito mais curta. O que, nos dias de hoje, é decididamente uma vantagem competitiva.
É crescente nas organizações a pressão por mais resultados em menos tempo. Uma apresentação não deve ter mais do que 10 slides. Em muitos casos, ela deveria ter apenas 3! Há empresas onde uma apresentação não dura mais do que 5 minutos! E é absolutamente impossível fazê-la neste tempo se você preparou um calhamaço de telas para projetar.
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O que deve nortear a estruturação de seu discurso é a clareza de quais são seus objetivos ao final daquele encontro. O que você espera que as pessoas saibam assim que você acabar de falar? O que é mais importante ser lembrado? O que poderá ser mais útil e interessante para quem vai ouvi-lo?
Em 90% das vezes os detalhes da idéia, a metodologia que você escolheu para desenvolver o projeto e a quantidade de informações que você levantou são desnecessários. É muito comum os profissionais confundirem qualidade de trabalho com quantidade de slides numa apresentação. O que é mais importante é mostrar os resultados (que você conquistou ou que pretende conquistar se o projeto ainda não foi implantado). Os detalhes serão úteis sim, mas não para as apresentações estratégicas. Eles serão importantes para um pequeno número de pessoas, normalmente o próprio grupo de trabalho do projeto, além de servir para a memória do processo e para seu próprio controle.
Por isso, corte de sua apresentação as longas tabelas e gráficos detalhados que muitas vezes são impossíveis de ler e decifrar por quem está na platéia. Atenha-se aos grandes números que revelam a relação custo x benefício do projeto, que devem ser escritos de forma bem legível e realçados com bom gosto na diagramação.
Resuma as etapas do projeto e foque nas conseqüências que ele trouxe para o negócio. É disso que as pessoas querem ouvir falar. O resto, bem, o resto é resto mesmo…