Investir em Otimização (SEO) ou Links Patrocinados?

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Google SEO
SB post

É muito comum as pessoas confundirem SEO (Otimização de Sites) com campanhas de Links Patrocinados. Portanto, para começar o post, vamos esclarecer alguns mitos:

1. Os resultados orgânicos das buscas não demandam investimento em Google Adwords. Para atingir as primeiras posições no Google, tudo que você precisa é ter um bom trabalho de SEO. Isso demanda conhecimento técnico e geração de conteúdo relevante para os usuários.

2. Nas campanhas de Links Patrocinados, o anunciante paga pelos cliques em seus anúncios, de acordo com um sistema de leilão que considera basicamente o índice de qualidade da palavra-chave e o valor máximo que o anunciante está disposto a pagar pelo clique. O índice de qualidade considera a taxa de cliques no anúncio e fatores de Page Level, ou seja, a qualidade da página de destino. Para exemplificar, você poderia estar disposto a pagar R$ 100,00 por um clique em seu anúncio para a palavra-chave “venda de carros”, enquanto seus concorrentes estão dispostos a pagar R$ 1,00, no entanto a página de destino do seu anúncio vende móveis. Provavelmente seu anúncio não estaria nas primeiras posições, uma vez que os usuários interessados em comprar carros seriam direcionados a uma página com conteúdo irrelevante naquele momento. Portanto, o mito de que quem paga mais estará melhor posicionado não é 100% verdade.

Só que existem semelhanças entre as buscas orgânicas e as buscas pagas. Como falamos anteriormente, existe o famoso “índice de qualidade” nas campanhas de Links Patrocinados do Google. Dessa forma, se tiver um índice de qualidade 10/10 (dez sendo o valor máximo) para determinada palavra-chave, certamente essa página de destino também estará otimizado para as buscas orgânicas do Google. Isso ocorre, porque o mecanismos de busca é o mesmo tanto para campanhas, quanto para resultados orgânicos.

Tudo bem, toda essa explicação e ainda nada de responder a pergunta: Links Patrocinados ou SEO (Otimização de sites para mecanismos de busca)?

Isso vai depender da estratégia do cliente e da disponibilidade de verba para investimento, além do nível de concorrência.

Se o cliente buscar resultados de curto prazo para um novo site, recomendaria campanhas de Links Patrocinados, pois uma vez que a campanha está estruturada e o pagamento foi realizado, o anúncio passa por uma aprovação e rapidamente estará veiculando. Ou seja, possivelmente no mesmo dia você já estará recebendo tráfego qualificado em seu site, pagando apenas pelos cliques em seus anúncios.

Agora, se o cliente busca um bom posicionamento nas buscas a médio e longo prazo, o trabalho de SEO é altamente recomendando. O importante do trabalho de SEO é que o Google e outros mecanismos de busca consideram a relevância do seu site para os usuários. Dessa forma, otimizando seu site para o Google, você estará investindo em uma melhor experiência para o usuário de seu site, principalmente.

Geralmente recomendamos atuar nas duas frentes, tanto SEO quanto Links Patrocinados. Mas se tiver que escolher apenas uma das duas estratégias, considere a disponibilidade de verba e tempo de retorno esperado.

 

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