A colocação de um tipo de rodapé entre o piso e a parede é interessante para prevenir a parte mais baixa da parede contra o acúmulo de sujeira e pó, bem como impactos com vassouras e aspiradores de pó.
Qualquer tipo de rodapé atende a necessidade de proteção das paredes, mas antes de fazer a escolha do seu, é interessante dedicar um pouco de atenção e tempo, por motivos de boa funcionalidade, bem como a estética do ambiente.
Os rodapés costumavam ser feitos a partir do mesmo material do piso e possuíam altura de 5cm. Ainda é possível escolher essa opção, mas atualmente o mercado oferece diversas variações em relação ao material e às cores.
Diante de tantas opções, é perfeitamente possível escolher um rodapé que seja feito de um material diferente do seu piso. Mas, nesse caso, é preciso levar alguns fatores em consideração:
– nível de resistência a choques;
– nível de resistência a umidade;
– possibilidades de acabamento.
Os rodapés de pedra ou cerâmica são mais resistentes se comparados aos rodapés de madeira. Entretanto, os rodapés de madeira permitem um acabamento mais elaborado, dando mais beleza ao ambiente.
O rodapé de alumínio também é outra opção. Ele é altamente resistente e confere um ar bastante clean e moderno ao ambiente. Além disso, o rodapé de alumínio é encaixado, o que permite uma instalação rápida, prática e livre de sujeira.
Outra opção bastante interessante é o rodapé PVC. Ele também apresenta resistência a umidade e permite a passagem de fios, o que contribui significativamente para a estética do ambiente.
A instalação e a manutenção podem ser feitas de maneira prática e rápida. Os rodapés de PVC podem ser retirados sem a necessidade de mão de obra especializada. Além disso, são muito indicados para quem aluga imóveis, já que, pelo fato de ser encaixado, o material não deixa marca de pregos e parafusos na parede.
No mais, o rodapé PVC oferece vantagem econômica e alta durabilidade, além de proporcionar ao ambiente beleza e alta funcionalidade.
Mas, além de levar em consideração os diversos tipos de rodapés, também é necessário compará-los com o tipo de piso do imóvel.
O piso laminado, por exemplo, tem feito bastante sucesso entre os brasileiros. Ele garante muita beleza e elegância ao ambiente; é facilmente instalado (com cola ou sistema de encaixe) e se adequa à temperatura do ambiente.
Nesse caso, os rodapés de madeira conversam esteticamente bem com o piso laminado. Além disso, o rodapé na cor branca também pode ser uma boa opção, mas também é necessário considerar a cor da parede e da porta.
No mais, todos esses elementos são importantes quando se passa por uma reforma ou construção, tanto em termos de funcionalidade, como em estética do ambiente. E, nesse caso, também é interessante conferir acabamento para pisos e todos os demais revestimentos.
Website: http://www.telhanorte.com.br/pisos-e-revestimentos/acabamentos-para-piso