Pratos de parede: do nostálgico ao moderno
Paisagens bucólicas, flores, temas religiosos ou ornamentos de diferentes cores e formas. Os pratos de parede se tornaram uma forma de expressão artística e de decoração. Existe um quê de nostalgia, de clima de casa de avó nessas peças, mas uma decoração com pratos pode ser extremamente moderna.
O fato é que tirar o prato de cima da mesa e pendurá-lo na parede parece uma ideia meio maluca, mas a ideia funcionou e ornamentou paredes por muito tempo.
Nos idos do século 18, a fabricação da porcelana era quase que exclusividade da China. As peças eram levadas para a Europa nos navios da Companhia das Índias e disputadas pela aristocracia. Notando o potencial das peças, os fabricantes passaram a apostar em edições limitadas, gerando mais valor para as peças procuradas por colecionadores.
Até que, em 1800, o duque inglês Patrick Palmer Thomas resolveu fazer uma exposição com suas peças exclusivíssimas. A aristocracia gostou da ideia, e então os pratos passaram a ocupar mais espaço nas paredes, alguns com o brasão das famílias.
O costume atravessou os séculos e chegou na atualidade com um misto de histórico e moderno. De fato, tem para todos os gostos: dos mais nostálgicos e românticos aos mais hipsters.
Aliás, nem precisa ter estampa. Os pratos podem ser monocromáticos, e você pode apostar em um jogo de contrastes ou degradê. Aproveite que as formas geométricas estão em evidência e crie uma fileira de círculos. No caso das peças estampadas, uma disposição mais fluída, menos alinhada, pode funcionar para salientar as diferentes cores e tamanhos. Se você é dado a coleções, pode agrupar as peças de uma mesma série.
Com tantas possibilidades interesssantes, a última alternativa vai ser colocar esses pratos de volta no armário.
ONDE SE INSPIRAR
Biagallo Presentes
Piso térreo, 134
(11) 2252-2954
(11) 2252-2955
Camicado Houseware
Piso térreo, 104
(11) 3587-8611
(11) 3587-8609
Website: https://www.larcenter.com.br/inspira