Franquia de Turismo: um negócio seguro?

Empresário aponta vantagens e desvantagens para quem pretende abrir um negócio no setor

0
488
SB post

“O setor de turismo cresceu muito e crescerá ainda mais já que os brasileiros não abrem mão de viajar, por isso ter uma franquia é um sonho possível”.

Para quem está pensando em iniciar um novo negócio, mas não sabe onde e como investir, o setor de franquias é uma alternativa viável: esse modelo oferece mais segurança já que o investidor poderá trabalhar com uma marca consolidada no mercado, recebendo apoio permanente e todas as orientações necessárias de como fazer o negócio funcionar.

É uma alternativa viável também para quem tem o desejo de investir, mas tem pouco dinheiro, já que existem disponíveis no mercado diversas opções de negócios com baixo investimento.

No setor de Turismo, por exemplo, com R$ 15,5 mil é possível adquirir uma microfranquia, operar em home office com custos mensais reduzidos. “O setor de turismo cresceu muito e crescerá ainda mais já que os brasileiros não abrem mão de viajar. Trabalhar nesse segmento é gratificante, falar de viagem o dia todo e viajar como trabalho para conhecer novos destinos ou acompanhar grupos, é um sonho que pode ser realizado”, explica o franqueado Júnior Lopes, da rede Flyworld em Santos – SP.

Júnior explica que o segredo para o sucesso é a perseverança. “O empreendedor se tornará bem-sucedido se estiver disposto a se dedicar para isso, assim como em qualquer outro negócio. Se você estiver disposto a trabalhar e ter gana para fazer o negócio andar, a franquia te dará todo o suporte e know how que você precisa, sanando todas as suas dúvidas para que você consiga crescer no ramo”, diz.

Apesar de ser um mercado competitivo devido à existência das agências online de viagens, o franqueado é bastante otimista e aponta que as agências de viagens oferecem ao consumidor vantagens que os serviços online não oferecem. “Em um mundo operado por máquinas a tendência é que as pessoas deem cada vez mais importância às relações humanas. O consumidor que tenta falar em uma agência online porque precisa, por exemplo, mudar um trecho do seu voo, entenderá do que eu estou falando”, ressalta.

De acordo com Júnior, outra vantagem é que as agências físicas atuam em nichos não explorados pelas empresas que ele chama de “tiradoras de pedidos”. Os agentes de viagens podem elaborar uma viagem personalizada para grupo de adolescentes, ou levar um grupo da terceira idade para Europa, ou ainda realizar uma campanha de incentivo para ganhadores que batam uma determinada meta”, exemplifica.

Apoio ao franqueado

Entre as vantagens de investir no ramo de franquias, o empresário explica que a franqueadora oferece todo o suporte necessário para encurtar o caminho de aprendizado. “Quando você tem o suporte e lida com pessoas que já tiveram os mesmos problemas e dúvidas, fica mais fácil superar os obstáculos e seguir em frente”, analisa.

“No começo, ligávamos todos os dias para o suporte para perguntar coisas simples. Hoje diminuímos as ligações, mas quando fazemos é para tratar de assuntos mais complexos, e sempre somos muito apoiados”.
Além disso, a estrutura operacional que o franqueador oferece é um diferencial para quem investe no setor de franquias.

“Constantemente eu uso o departamento de marketing para produzir peças de divulgação, apresentações, entre outros. Já usamos o financeiro da empresa para tirar dúvidas contábeis e o jurídico para elaboração de contratos. Todo o suporte da franquia é importante para o crescimento do negócio”, enfatiza.

Perfil ideal para o negócio

O empresário Júnior Lopes explica que quem tem o sonho em trabalhar com turismo, precisa ter afinidade com o setor. “É preciso gostar de viajar, mas só isso não basta. Para ser bem-sucedido, não basta gostar de viajar ou criar elaborados roteiros de viagem, é preciso querer progredir, dedicar-se e se doar”, diz. “Quando você se doa para o universo ele responde, quando você se dedica a algo, aquilo mais cedo ou mais tarde volta de maneira positiva para você”.

As regras de ouro, na sua visão, é dedicação e persistência. “Você pode ser tudo o que quiser, mas tem que querer de verdade, não adianta se deparar com a primeira pedra e desistir no caminho”.
A formação em turismo ou áreas correlatadas pode ajudar nessa jornada, mas não é o que define o sucesso do negócio. “Eu não tinha nada disso, conversei com a franqueadora e eles me disseram que explicariam o que eu precisasse. Fizemos alguns cursos com fornecedores na aquisição da franquia e o restante nos apoiamos no suporte, e funcionou”, conta.

A busca incansável por novos conhecimentos também é importante. “Quando eu tenho dúvida de algum termo técnico tomo nota e pergunto para alguém que saiba. Além disso, como eu quero me especializar nesse segmento, comprei vários livros e sempre que posso paro para uma leitura, adquirindo mais conhecimento, diz.

Investimento

Para quem quer investir em uma franquia de turismo, a Flyworld oferece opções a partir de R$ 15,5 mil – valor válido para cidades com até 100 mil habitantes. São duas opções de ponto comercial, o home based, que possibilita um trabalho inicial sem altas despesas fixas, e o ponto físico, que abrange mais visibilidade com grande circulação de pedestres, zonas de serviços e comerciais.

Sobre o retorno financeiro, o empresário aponta que ele está intimamente ligado à dedicação de cada franqueado. “Há pessoas que conseguiram o payback e já estão adquirindo uma segunda loja. No caso da unidade de Santos, conseguimos retornar oito vezes o investimento em um ano. Na prática tudo dependerá do seu empenho e dedicação”, finaliza.

Sobre a Flyworld Viagens

A Flyworld é uma rede de franquias de agência de viagens que tem como objetivo oferecer aos franqueadas condições especiais e serviços especializados na área para que esses atinjam o sucesso empresarial.

Com mais de 45 unidades espalhadas por todo Brasil, a Flyworld é fruto de mais de 30 anos de expertise na área de turismo, na comercialização de viagens nacionais, internacionais, passagens aéreas, cruzeiros marítimos, intercâmbio, hotéis e locações.

É também especialista em assessoria para vistos consulares, assessoria para passaportes, vendas pacotes de viagens nacionais e internacionais de forma personalizada e compra de moedas estrangeiras.

Website: http://www.flyworld.com.br

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome