Chapadas do Brasil

0
1373
SB post

Oiii, gentee!!!

Obra (diga-se de passagem, das mais belas) da natureza. Geograficamente falando Chapada é um terreno de superfície plana, localizados em altos de serras (acima de 600 metros) e um vegetação rasteira.

No Brasil, as chapadas se situam em todas as regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul, com visual parecido: cachoeiras, cânions, paredões de arenito e muito lagos.

As chapadas mais famosas do Brasil que dispensam apresentações são a Chapada Diamantina (BA), Chapada dos Veadeiros (GO) e Chapada dos Guimarães (MT). Nesse post vamos apresentar outras lindas chapadas que esperam por você. ????

Monte Roraima (RR)

Apesar de ter o nome “monte”, o Monte Roraima é uma chapada, e vale dizer, a chapada mais alta (2.810 metros de altura) do Brasil e do mundo!!! Seu platô de 90km (55.92 miles) de extensão, localizado na tríplice fronteira entre Brasil, Venezuela e Guiana Inglesa. Integrando o grupo Tepuis (montes em formato de mesa), que reúne montes nos arredores do Monte Roraima, é o local certo para aventureiros de plantão do estado de Roraima e do mundo.

Chapada das Mesas (MA)

Localizado dentro do Parque Nacional da Chapada das Mesas, no estado do Maranhão. A Chapada das Mesas tem seus 160.046 hectares e vegetação dominante do cerrado devidamente protegidos. São mais de 80 cachoeiras, e 400 nascentes de água cristalinas, sítios arqueológicos com inscrições rupestres. Os municípios que servem de ponto de partida são: Carolina, Riachão, Estreito e Imperatriz.

Chapada do Araripe (CE)

A Chapada do Araripe ainda não é Parque Nacional por não ter seu espaço geográfico oficialmente delimitado. Assim como o Monte Roraima e sua tríplice fronteira, a Chapada do Araripe fica na divisão de tríplice fronteira, mas pelos estados do Nordeste brasileiro (Ceará – que detém grande parte, Pernambuco e Piauí). São mais 178km (110.6 miles) do Leste ao Oeste e 58km (36.04 miles) de Norte a Sul. Mesmo estando em uma região semiárido (divergente das outras chapadas) em nada perde, uma vez que apesenta paisagens naturais, fontes de água límpida e mais de 200 espécies de aves e outros tipos de animais devidamente catalogados.

Chapada dos Parecis (MT)

São 800m (2624.67 feet) de altitude, o ponto mais alto é o Pico Tracuá e seus 1.126 metros. Rios pertencentes a Bacia Amazônica e outros afluentes nacionais e internacionais, e uma grande biodiversidade e presença de belezas naturais. Esses são alguns dos muitos pontos de destaque da Chapada dos Parecis, no estado do Mato Grosso. A porta de entrada é a cidade de Campo Novo do Parecis (MT).

Chapada do Guarani (SP)

Por abrigar 06 municípios (Analândia, Brotas, Itirapina, Torrinha, São Carlos e Santa Rita do Passa Quatro) do estado de São Paulo, a Chapada do Guarani e seus 734m (2408.14 feet) de altitude atrai por inúmeros atrativos e serviços. A Chapada do Guarani guarda o Aquífero Guarani, maior reservatório de água subterrânea da América do Sul e um dos maiores do mundo, lindas paisagens, serras e vales cortados por rios. Local perfeito para quem deseja descansar e/ou se aventurar nas trilhas e florestas do Circuito Guarani.

Gostaram?? Deixe nos comentários sua opinião sobre o post, vamos adorar saber!!

E não esqueça de “amar” o post ????

P.s.: As fotos foram retiradas da internet!

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome