Tratar o canal ou arrancar o dente: qual a melhor opção?

0
973
Tratar o canal ou arrancar o dente: qual a melhor opção?
SB post

A ida ao dentista pode ser algo complicado para algumas pessoas, principalmente aquelas que não tem o costume de ir à consultas a cada seis meses, como é o recomendado.

Muitas pessoas deixam para agendar uma consulta apenas quando tem um problema e uma dor tão intensa que não conseguem mais aguentar. Ainda bem que existe dentista 24 horas nesses momentos de emergência.

Para chegar no momento em que é preciso decidir entre o tratamento de canal ou a extração, o dente provavelmente já está em uma situação deteriorada, sendo necessária a intervenção do dentista para retomar aquele bem-estar.

Para decidir entre os dois, as opções devem ser conversadas diretamente com o seu dentista. Normalmente, há a preferência pelo tratamento de canal, por ser preferível manter o dente, para que não cause outros futuros problemas que podem aparecer com a extração.

A seguir, confira sobre o que é cada um dos procedimentos, suas vantagens e suas desvantagens.

Tratamento de canal

Esse é um tratamento considerado como uma pequena cirurgia, por isso, pode parecer tão aterrorizante para alguns, mas quando necessário, é melhor realizar o procedimento do que continuar com a dor, não é mesmo?

É necessário no momento em que há uma lesão ou cárie que danifica a polpa do dente, de forma que não consegue se recuperar sozinha e por fim necrosa. Dessa forma, bactérias podem entrar na polpa do dente, fazendo com que a raiz fique infectada.

A polpa dentária é o órgão constituído por nervos, vasos sanguíneos e células do tecido conjuntivo — de tecido mole, que se encontra no interior do dente.

Como tratar

O primeiro passo é procurar por um dentista 24 horas ou por algum de sua confiança, caso já tenha um que costuma passar com regularidade.

O tratamento, também chamado de endodontia, consiste na remoção do tecido pulpar, com uma abertura feita através da coroa do dente até a câmara da polpa. Para finalizar, os canais são preenchidos, realizando o selamento, que é a obturação final do canal.

Ao buscar um dentista 24 horas é bom levar a radiografia, caso você já a tenha, para que através dela, ele consiga analisar a necessidade ou não de realizar o tratamento de canal. 

Normalmente, todo o processo é feito entre uma e três visitas ao dentista, mas é sempre bom deixar isso estabelecido com ele logo no começo. No momento da pequena cirurgia, é aplicado uma anestesia local no dente. Por esse motivo, durante o procedimento não se sente dor.

Cuidados após o tratamento

Para garantir o sucesso do tratamento de canal, é necessário também cuidar dele após a cirurgia, para que você não precise retornar ao dentista 24 horas por qualquer problema.

Ter uma boa higiene bucal é fundamental nesse caso. Siga todas as instruções que o seu dentista passar. 

Após o tratamento, é bom manter a regularidade na visita ao seu dentista 24 horas, para que ele possa averiguar se o pós está ocorrendo conforme esperando e também para que ele faça os procedimentos necessários.

Quando bem cuidado, um dente que foi restaurado pode durar pelo resto da vida, uma vez que a raiz dentária é nutrida pelos tecidos ao seu redor, ela também ficará saudável. Por isso a importância de seguir as instruções do seu dentista 24 horas e realizar os check ups quando necessário.

Extração dentária

A extração do dente tem sido cada vez menos comum, por existir uma grande variedade de tratamentos opcionais, que podem substituir a remoção, como também pelas novas tecnologias implantadas na odontologia.

Quando necessário, normalmente é por conta de traumas, cáries profundas ou infecções. Além disso, por conta das anestesias potentes e pelas técnicas, o tratamento muitas vezes pode ser feitos de forma indolor.

Como tratar

No caso de dor extrema ou de traumas, é importante que a pessoa vá imediatamente para um dentista 24 horas. Normalmente, a remoção é feita no próprio consultório do dentista, com a utilização de anestésicos locais.

Mesmo que seja necessária a extração, é importante averiguar a possibilidade da substituição desse dente. Dessa forma, evitaria problemas com a mastigação e com a fala. 

Além disso, evita que o posicionamento dos outros dentes se altere, podendo causar outros problemas, como:

  • disfunção da ATM;
  • mastigação apenas de um lado da boca (normalmente, o que possui mais dentes);
  • enfraquecimento da mandíbula.

Há várias opções para a substituição desse dente perdido e elas normalmente são: as próteses, fixas ou removíveis, e implantes. Tudo isso precisa ser analisado e pensado em conjunto com o seu dentista 24 horas de confiança, para que o melhor tratamento seja feito para você.

Cuidados após o tratamento

Normalmente, após a extração do dente, a pessoa deve ficar 24 horas em repouso absoluto e 48 horas em repouso parcial, sempre com a cabeça mais alta que o restante do corpo, mesmo quando deitado.

No primeiro dia o dentista 24 horas pede para que seja evitado a ingestão de alimentos quentes, sendo preferíveis os frios e pastosos, como a sopa, iogurte, caldos, entre outros. A partir do segundo dia já é possível alimentar-se com alimentos mais consistentes, mas a mastigação deve ser feita do lado oposto a extração do dente.

Nos primeiros dias é bom que seja feito compressas geladas na região que foi operada. Elas devem ser aplicadas por 20 minutos, acompanhado por 20 minutos de descanso após a aplicação.

O importante é seguir todas as recomendações do dentista 24 horas e tomar as medicações que ele receitar, que normalmente são antibióticos, anti-inflamatórios e analgésicos.

 

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome