Quebrando tabus: infertilidade masculina não tem relação com a sexualidade

Em 40% dos casos de infertilidade do casal, o motivo pode estar relacionado ao homem

0
528
SB post

O desgaste emocional causado pela angústia dos casais que não conseguem engravidar é muito grande. Em alguns casos, esse é um dos motivos determinantes para o fim de um relacionamento. Normalmente é a mulher quem se sente mais pressionada. Mas, de acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade de Harvard e divulgada durante o 33º Congresso da Sociedade Europeia de Reprodução Humana e Embriologia, realizado em Genebra na Suíça, os problemas masculinos representam 40% das causas de infertilidade. “Por muito tempo acreditamos que a maior parte da culpa da infertilidade conjugal era mais da mulher. Hoje sabemos que o fator masculino, isoladamente ou em associação com fatores femininos, está presente em 60% dos casais com dificuldade para engravidar”, explica a doutora Maria Cecília Erthal, especialista em reprodução humana e diretora-médica do Vida – Centro de Fertilidade, que participou do congresso na Suíça.

Por uma questão social, os problemas de infertilidade ainda são muito atribuídos a mulher e, no caso dos homens, relacionados a questão da sexualidade. Esses dois comportamentos contribuem para que muitos casais demorem a descobrir a causa real da infertilidade. A busca por ajuda especializada se fez necessária na vida do casal de comerciantes, Márcia e Gilberto Barbosa, após três anos de tentativas naturais frustradas. Eles se casaram aos 29 anos e ainda jovens decidiram procurar um serviço de reprodução humana. A clínica escolhida foi o Vida – Centro de Fertilidade, uma das mais conceituadas do Rio de Janeiro. O casal foi atendido pelo Dr. Paulo Gallo, especialista em reprodução humana e também diretor-médico da clínica. Os exames revelaram que a causa da infertilidade vinha de Gilberto que tinha oligospermia, quando a contagem de espermatozoides é inferior a 20 milhões por mililitros de sêmen ejaculado. A oligospermia pode ser causada por vários motivos e dentre eles a Orquite (inflamação do testículo) que acontece por fatores como uso de cuecas muito apertadas, estresse e alimentação irregular.

O problema foi tratado e o casal conseguiu engravidar por meio de uma fertilização in vitro. “Eu fiquei muito triste na época. Foi uma situação complicada, mas como ela não tomava anticoncepcional imaginei que o problema pudesse ser meu mesmo. Hoje eu sou um pai feliz e realizado ao lado do meu filho”, revela Gilberto.

Segundo o Dr. Paulo Gallo, especialista em reprodução humana e diretor-médico do Vida – Centro de Fertilidade, os casais devem procurar ajuda para engravidar após um ano de tentativas sem sucesso para uma gestação natural. Para o Dr. Paulo, apesar da alta incidência nos casos de homens com problemas de fertilidade ainda existe um agravamento dos fatores de infertilidade relacionados com a idade do casal. “A idade prejudica a fertilidade de ambos, mas a partir dos 35 anos a mulher é afetada de forma muito mais acentuada. No homem observamos uma discreta interferência entre 35 e 50 anos, se acentuando após os 50 anos e agravando a partir dos 60 anos”, conclui o especialista.

Conheça o Vida – Centro de Fertilidade | www.vidafertil.com.br

Certificado pela Rede Latinoamericana de Reprodução Assistida. As instalações modernas, com equipamentos de última geração, ocupam uma área de mais de 600 metros quadrados no edifício MD.X Barra Medical Center, na Barra da Tijuca e conta com consultórios em mais 7 bairros: Copacabana, Ipanema, Centro, Tijuca, Méier, Madureira e Campo Grande. É dirigido pelos ginecologistas e obstetras Maria Cecília Erthal e Paulo Gallo, especialistas em Reprodução Humana Assistida que ajudam casais inférteis há mais de 20 anos e têm extensa experiência em patologias que prejudicam a fertilidade. A equipe de especialistas conta ainda com ginecologistas, embriologistas, biomédicos, urologistas, um anestesista e uma nutricionista.

Conheça o portal de anúncios Será que Tem?

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome