Pré-natal garante a saúde da mãe e do bebê

Os cuidados com a saúde devem ser iniciados antes mesmo de engravidar

0
657
Pré-natal garante a saúde da mãe e do bebê
SB post

Para ter uma gestação tranquila, as mulheres que desejam ser mãe devem iniciar os cuidados antes mesmo de engravidar. Hábitos saudáveis no dia a dia, como alimentação balanceada, prática de exercícios, acompanhamento médico para realização de exames de rotina são recomendações dos especialistas.

Segundo o Doutor Jurandir Passos, médico ginecologista que compõe o corpo clínico do Cedic Cedilab, esse acompanhamento é importante pois algumas doenças não apresentam sintomas. “Muitas mulheres apresentam algumas doenças sem apresentar sintomas, como diabetes e disfunções na tireoide. Por isso, é importante avaliar o estado de saúde antes de engravidar”, alerta. Os dois são realizados através de uma amostra de sangue.

Nos primeiros meses de gravidez a mulher deve procurar um obstetra para iniciar os cuidados pré-natal. Nesta fase serão solicitados uma série de exames como o de tipagem sanguínea e o fator RH para detectar se há algum risco de incompatibilidade entre o sangue da mãe e da criança.

Também é solicitado o hemograma completo, exame de sangue que irá detectar anemia ou alguma infecção através da sorologia, como sífilis, HIV, rubéola, citomegalovirose, hepatites e toxoplasmose, além do exame de urina para detectar uma possível infecção urinária. “A recomendação é que os exames sejam repetidos a cada 3 meses. Caso algum deles esteja alterado, ele deverá ser repetido numa frequência maior”, sinaliza o Dr. Jurandir.
A partir da oitava semana, a mãe pode realizar o tão esperado exame de sexagem fetal, onde é possível descobrir o sexo do bebê. Ele é realizado através de uma amostra de sangue da mãe. “Caso seja detectado no sangue da mãe o cromossomo Y, infere-se que o bebê é do sexo masculino, mas, se ele não é detectado, entende-se que a criança é do sexo feminino”, explica.

Outro exame indicado para as gestantes é o Nipt (Teste Pré-Natal Não Invasivo), que pode ser realizado a partir da nona semana. Com o Nipt, é possível fazer uma triagem para identificar se o feto possui alto ou baixo risco para trissomia 13 (Síndrome de Patau), trissomia 18 (Síndrome de Edwards) e trissomia 21 (Síndrome de Down). “O exame é feito através de uma amostra de sangue da mãe, caso seja atestado o alto risco, a confirmação será feita através da análise de uma colheita de líquido amniótico do neném”, detalha Passos.

Sobre o Cedic Cedilab
Atuante na área de medicina diagnóstica em Mato Grosso, o Cedic Cedilab possui mais de 20 anos de tradição na oferta das melhores soluções em exames laboratoriais e diagnóstico por imagem em um só local, garantindo conforto e conveniência ao paciente. São mais de três mil tipos de procedimentos oferecidos em seis unidades de atendimento em Cuiabá e Várzea Grande. Todos eles são garantidos e acreditados por programas como PALC (Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos) e o PELM (Proficiência em Ensaios Laboratoriais). Para mais informações acesse o site www.cediccedilab.com.br ou entre em contato com o Atendimento ao Cliente no (65) 3319-3319.

Conheça o portal de anúncios: Será que tem?

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome